O que devo avaliar na hora de decidir a escola para o meu intercâmbio?

Para escolher a melhor escola é preciso avaliar a infraestrutura da mesma, se ela possui as certificações que o governo exige, se está bem localizada, se possui um bom mix de nacionalidades, preço competitivo, professores nativos e se será capaz de te ajudar a alcançar seus objetivos.

Importante lembrar que, de nada adianta a escola ser barata se não oferecer qualidade de ensino. Assim como, não adianta ser famosa se não é boa. Seu foco tem que ser no aprendizado do idioma, sendo que ter bons professores e conviver com pessoas de diversas nacionalidades vai impactar diretamente na qualidade do aprendizado.

Infraestrutura da escola

Não é o principal item a ser avaliado, visto que você não precisa de uma sala de aula toda tecnológica para aprender, mas é interessante observar se a escola possui biblioteca e uma estrutura básica para atender os estudantes.

Certificações exigidas pelo governo

Item super importante, já que confere segurança ao aluno, que não conhece as instituições de ensino do país e precisa escolher antecipadamente em qual delas vai estudar. No caso da Irlanda, por exemplo, é preciso analisar a lista do ACELS.

Interessante, também, conversar com estudantes que estudam ou estudaram na escola que você tem interesse. Neste caso, leve em consideração a opinião deles, mas com cautela, visto que o motivo dele ter gostado ou não pode ser bem subjetivo. Se possível, pergunte o porquê da pessoa recomendar ou não a instituição.

Preço competitivo

É claro que o preço é um item a ser avaliado, sendo um dos fatores que mais influencia na hora de decidir a escola. Contudo, tenha cautela ao analisa-las levando em consideração esse fator, visto que instituições incrivelmente baratas não oferecem muita qualidade de ensino.

Se o seu orçamento estiver restrito o ideal é escolher uma escola custo x benefício. Não precisa pegar a mais barata que não te oferecerá qualidade, mas também não precisa escolher a mais cara e se endividar para pagá-la.

Mix de nacionalidades

Importantíssimo avaliar se a escola possui um bom mix de nacionalidades, ou seja, se possui estudantes de vários lugares do mundo matriculados. Por quê? Simples, se uma escola tiver muitos alunos brasileiros a chance de você escutar português pelos corredores é muito grande, assim como a chance de fazer amizade com gringos é menor e isso é ruim pois vai diminuir sua imersão no idioma que você deseja aprender ou aprimorar.

Localização

Não é o item mais importante a ser considerado, mas deve ser analisado, já que se você conseguir morar, estudar e trabalhar na mesma região vai economizar tempo e dinheiro.

Te ajudar a alcançar seus objetivos

Para fechar a lista de itens a serem considerados na hora de escolher a escola para o intercâmbio, é preciso que a instituição seja capaz de te ajudar a alcançar seus objetivos.

Assim, se o seu intuito é imersão completa no idioma, uma escola com bom mix de nacionalidades, infraestrutura com biblioteca e atividades extraclasse, bem como professores nativos será ideal para te proporcionar um bom aprendizado.