Como decidir o destino ideal para o meu intercâmbio?

Decidir o destino do intercâmbio envolve responder algumas perguntas, sendo umas mais práticas e fáceis, como qual idioma você quer aprender? Já, outras perguntas um pouco mais pessoais, como quanto dinheiro você tem para investir e qual o objetivo da experiência?

Não existe resposta certa ou errada, apenas respostas diferentes. O mundo é enorme e temos certeza que o destino ideal para seu intercâmbio está ao seu alcance, basta refletir um pouco, pesquisar bastante e contar com a ajuda de pessoas capazes para fazer a experiência se transformar em realidade!

Abaixo você vai conferir uma listinha que nossos especialistas fizeram com as principais perguntas que você precisa responder para decidir o destino ideal para o intercâmbio!

Qual língua você quer aprender?

Alguns idiomas como o alemão vão restringir suas opções de destinos. Já, outras como o inglês vão abrir o leque de opções. Caso o idioma desejado seja o inglês, será preciso responder outras perguntas.

Quanto tempo você pode ficar fora?

Muitos intercambistas tem apenas 1 mês, que é o período de férias do trabalho ou faculdade. Já, outros escolhem investir mais tempo para vivenciar mais a cultura e língua. Se você puder ficar apenas 1 mês é interessante escolher destinos na Europa ou América do Norte, pois o tempo de deslocamento e, consequentemente, gasto com passagem será menor.

Quer estudar e trabalhar?

Para estudar e trabalhar é preciso ter mais tempo, a partir de 16 semanas no caso da Austrália e a partir de 24 semanas no caso da Irlanda. O investimento também vai ser mais alto, porém com a permissão para trabalho você terá grandes chances de recuperar parte do dinheiro investido. Além disso, terá mais chances de praticar o inglês e se integrar com a cultura do país escolhido.

Via de regra, destinos na América do Norte não permitem estudar idiomas e trabalhar. Assim, é interessante optar pela Europa ou Oceania.

Quanto você tem para investir no intercâmbio?

Se o orçamento estiver apertado é interessante evitar Estados Unidos e Inglaterra, pois são países com custo de vida alto. Irlanda é o melhor destino para quem está com orçamento apertado e deseja estudar e trabalhar, pois o programa costuma ficar mais barato que os da Austrália e Nova Zelândia.

Se importa em morar em um destino com clima frio?

É claro que as temperaturas vão depender da época do ano, mas de um modo geral alguns destinos são mais frios que outros. Se você não curtir frio evite Canadá, Inglaterra e Irlanda entre os meses de outubro a maio, por exemplo.

Se preferir temperaturas amenas a África do Sul possui clima mais quente, assim como a Austrália e Malta. Depois de responder as perguntas acima tenho certeza que você terá reduzido suas opções, caso ainda esteja em dúvida faça uma lista com os prós e contras de cada lugar. Deixe na sua lista dois ou três destinos, é essencial ter flexibilidade, pois se o primeiro não der certo você terá um plano B.