Entre em

Contato

Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda

Depois que você escolher o tipo de intercâmbio e a cidade que vai morar, decidir a acomodação será a decisão mais importante que precisará tomar. Se você precisa de ajuda, chegou no post certo! Abaixo listamos alguns tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda.

Antes de escolher o tipo de acomodação você precisa pensar se o intercâmbio será de curta ou longa duração. Ah, já tenha em mente que acomodação na Irlanda, principalmente em Dublin, não é barata.

Se for um intercâmbio de longa duração, você precisará de um local temporário primeiro, neste caso é ideal já reservar 2 ou 3 semanas. Dessa forma, terá tempo para encontrar uma acomodação permanente.

Na hipótese de um intercâmbio de curta duração, qualquer um dos tipos de acomodação para intercambistas listados abaixo pode servir para você. O fator determinante será seu orçamento.

Tipos de acomodação para intercambistas

Existem vários tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda. A melhor opção vai variar de acordo com o tempo do seu intercâmbio, quanto está disposto a gastar e qual tipo de experiência deseja ter.

Vamos à lista com as principais opções de acomodação?

  • Residência estudantil

Dentre todos os tipos de acomodação para intercambistas, essa é a mais popular! Se escolher morar em uma residência estudantil você vai dividir a casa com outros estudantes, não necessariamente brasileiros.

Tipos de acomodação para intercambistas

A vantagem desse tipo de acomodação é que você vai conviver com outros estudantes, que estão na mesma vibe. Além disso, terá mais liberdade, se comparada a experiência da homestay. Já, a desvantagem é que você não conviverá com nativos.

  • Host family (casa de família)

Esse tipo de acomodação para intercambistas agrada muito aqueles que desejam uma imersão maior na cultura local.

Ao escolher a casa de família você vai morar com residentes do país. É preciso alinhar as expectativas, pois não necessariamente serão irlandeses, pode ser uma família de descendentes de filipinos que moram legalmente na Irlanda, por exemplo. Sendo que o idioma principal da casa deve ser o inglês.

Outro ponto a ser alinhado é que a família poderá ser formada por um casal sem filhos ou casal com filhos ou um adulto e uma criança… Ou seja, existem diversos tipos de família. Inclusive, a host family poderá receber mais de um intercambista. Se for esse o caso da sua, você terá oportunidade de conviver com outros estudantes.

Dessa forma, a vantagem da casa de família é a imersão cultural maior, pois você poderá ver de perto os costumes e tradições locais. Bem como a opção de ter as refeições inclusas, especialmente o café da manhã e jantar. Porém é preciso deixar claro que não é igual ao hotel, lá você vai comer o que a família come.

Em contrapartida, a desvantagem é que você terá menos liberdade e precisará respeitar as regras da família. Outra possível desvantagem é que, geralmente, a homestay fica mais afastada do Centro e das escolas.

Leia também:
Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?
Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?

  • Hostel

Entre os tipos de acomodação temporária para intercambistas temos o hostel como uma das opções mais baratas.

Ao escolher se hospedar no albergue você poderá ficar em um quarto individual ou coletivo, sendo que dividirá o quarto com todo tipo de pessoa. Neste caso, não serão só estudantes.

O lado bom de ficar no hostel é o preço acessível e a localização, visto que a maioria fica no Centro da cidade. Já, o ponto negativo é que você terá bem menos privacidade e o ambiente não é favorável para estudar.

Se o seu intercâmbio for de 1 mês você poderá ficar hospedado no hostel e utilizar as dependências da escola para estudar. Não é a melhor das alternativas, mas é uma boa para quem não tem muito dinheiro.

Tipos de acomodação para intercambistas
  • Hotel

Essa opção é para quem está com o orçamento super folgado e deseja conforto e privacidade.

É indicado, também, para pessoas mais velhas que não querem conviver com estudantes muito novos. Geralmente, nas residências estudantis a faixa etária dos estudantes varia entre 21 a 35 anos.

Se você for fazer um intercâmbio de longa duração é uma boa opção temporária. Se for fazer um intercâmbio de curta duração, como por exemplo 1 mês, poderá ficar todo o período no hotel.

  • Apartamento estudantil

Morar em um apartamento estudantil é morar em uma república. Ou seja, é dividir a acomodação com outros estudantes. O que difere essa opção da residência estudantil é que aquela é temporária e, geralmente, ligada a escola ou alguma empresa.

Já, neste caso são pessoas que se reúnem para dividir a moradia e seus custos, em caráter “permanente”. Sendo a melhor opção para quem vai fazer o intercâmbio de longa duração. Você já pode começar a procurar uma vaga antes de embarcar para o intercâmbio.

Existem vários grupos no Facebook e sites na internet nos quais os estudantes oferecem vagas diariamente. Fique atento aos anúncios! Pesquise, mas não feche antes de ver o local pessoalmente. Lembre-se que as fotos enganam, depois que você pagar o valor do depósito vai ser difícil pegá-lo de volta.

A vantagem é que você terá muito mais liberdade e poderá conviver com outros estudantes. A desvantagem é que nem sempre a convivência é fácil, assim veja bem o perfil dos outros residentes da casa.

  • Morar sozinho

Sem dúvidas uma ótima alternativa para quem deseja conforto, liberdade e privacidade. Mas saiba que alugar o próprio apartamento/casa não vai ser barato.

Leia também:
7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!
11 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Esses são os principais tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda, conseguiu decidir qual é o melhor para você? Importante frisar que alguns deles são opções temporárias, no caso de intercâmbio de longa duração.

Se você tiver alguma dúvida, deixa seu comentário aí embaixo, podemos te ajudar a escolher qual é o tipo de acomodação que melhor se encaixa no seu perfil. Ah, não se esquece de seguir nosso perfil no Instagram também.

Beijos e até o próximo post!

Leave a Replay

Vem ser um

#vidalearner

Você também!