Travel

O que levar na mala de viagem do intercâmbio? 7 itens essenciais!

Depois de escolher o curso, a escola e o destino do intercâmbio você vai precisar controlar a ansiedade até chegar o dia do embarque. Enquanto o tão esperado momento não chega você pode começar a pensar o que vai levar na mala de viagem do intercâmbio. Lembre-se, menos é mais! Vamos conferir os 7 itens que são essenciais?

Antes de começar a fazer a lista de coisas que vai colocar na mala de viagem do intercâmbio é preciso pensar em alguma coisinhas e obter algumas informações sobre o destino. Dessa forma, responda as seguintes perguntas:

  • em qual mês você irá viajar?

É preciso saber se será inverno, verão, outono ou primavera. Afinal, algumas coisas essenciais para colocar na mala de viagem vão mudar de acordo com a estação do ano. Outra coisa importante é saber as temperaturas médias na estação que você estará lá e se costuma nevar ou chover muito.

  • quanto tempo você irá ficar fora?

É interessante fazer sua mala pensando na quantidade de dias que vai ficar fora. Mas, minha dica para viajar leve é arrumar uma mala pensando em um período de 12 a 15 dias, no máximo. Lembre-se que no destino você poderá lavar suas roupas. Assim, não tem necessidade de levar 30 blusas, 30 calcinhas/cuecas e por aí vai.

  • pretende comprar roupas no destino?

Algumas pessoas quando pensam em viajar para o exterior já pensam em renovar o guarda roupas. Se esse for o seu caso, não leve muitas coisas. Vá com a mala relativamente vazia, pois assim você não vai carregar peso sem necessidade e terá mais espaço para guardar as roupas novas.

Leia também:
Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda
11 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Vamos ver a lista com os itens essenciais para levar na mala de viagem do intercâmbio?

mala de viagem do intercâmbio

O que levar na mala de viagem do intercâmbio

Arrumar uma mala para uma viagem de turismo é diferente de arrumar uma mala de viagem do intercâmbio. De um modo geral, quem vai fazer intercâmbio também pretende fazer turismo, mas o foco será o estudo. Assim, sua mala deve ser feita pensando nisto.

Você deve estar se perguntando, mas o que muda? Como durante o intercâmbio você vai passar boa parte do tempo estudando, não precisará de tantas roupas diferentes. Assim, poderá levar roupas mais básicas, por exemplo.

  • Remédios de uso contínuo

Se você fizer uso de algum remédio contínuo, ou seja, de uso diário, leve a quantidade necessária para todo o período de tempo. Comprar remédios fora do Brasil pode ser mais complicado, dependendo do medicamento você precisará de receita, às vezes a composição poderá ser diferente etc

Para não ter problemas na hora do embarque e desembarque providencie receitas para todos os medicamentos. O ideal é a receita estar em português e na língua do país de destino. Aconselhável levar tudo na embalagem original e, preferencialmente, lacrada.

Caso tenha alguma dúvida, converse antecipadamente com o seu consultor de intercâmbio e vá em algum Centro de Orientação ao Viajante. Não deixe para pensar nisto no dia do embarque!

  • Remédios para uso esporádico

Sabe aqueles remédios que você toma vez ou outra? Então, coloque-os na mala de viagem do intercâmbio também! Medicamentos para dor de cabeça, cólica, enjoo, gripe e alergias podem ser comprados no exterior, mas é mais fácil você já levar do Brasil.

  • Absorvente

Item essencial para as mulheres! Algumas marcas que são comercializadas no Brasil existem na Irlanda também, porém o tamanho e o modelo dos absorventes pode ser diferente. Neste caso, minha dica é levar uma quantidade suficiente para todo período.

Se você quiser viajar com pouca coisa, economizar e ainda ajudar o meio ambiente, compre um coletor menstrual antes de ir. Muitas mulheres precisam de alguns ciclos para se adaptar ao uso do coletor, por isso o ideal é começar a usar pelo menos uns 4 meses antes da viagem. Acredite, você vai economizar muitos reais e euros!

  • Calça jeans

Os modelos das calças jeans da Europa e da América Do Norte vestem diferente dos modelos brasileiros. Assim, o aconselhável é levar seus jeans favoritos, principalmente se no Brasil você tem dificuldade para achar modelos legais para seu corpo.

  • Roupas de frio

Casacos, segunda pele, luvas, meias, gorros, cachecóis e botas são itens essenciais na mala de viagem do intercâmbio de quem vai viajar nos meses frios.  Porém, se você não tiver muitas peças de frio no seu guarda roupas, pois no Brasil mora em uma região quente, o meu conselho é deixar para comprar as roupas no destino do intercâmbio.

Lá você encontrará uma variedade maior por um preço menor, com certeza! Além disso, a “eficácia” no que tange ao aquecimento das roupas tende a ser melhor, pois eles estão acostumados com o frio. Caso não tenha nenhum casaco quentinho, compre apenas um no Brasil, para não passar frio nos primeiros dias.

mala de viagem do intercâmbio

  • Roupas de banho

Um item essencial na mala de viagem do intercâmbio de quem vai viajar no verão são as roupas de banho. Não sei se você já reparou nos filmes e seriados estrangeiros, mas os biquínis deles são muito feios e grandes! Um biquíni ou sunga não vai pesar na sua bagagem e vale a pena levar, acredite.

  • Adaptador de tomadas

A Irlanda e vários outros países da Europa e América do Norte possuem um padrão de tomada diferente do Brasil. Assim, o ideal é que você leve na mala, no mínimo, um adaptador universal de tomadas. Lembrando que a Irlanda e o Reino Unido possuem um padrão diferente de outros países da Europa.

Leia também:
7 dicas para aproveitar o intercâmbio de estudo e trabalho!
Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda

Agora você já sabe quais itens são essenciais para colocar na mala de viagem do intercâmbio! A dica é começar a fazer sua lista com antecedência. Uns 15 dias antes do embarque separe todas as coisas e coloque em cima da cama, para poder visualizar melhor os itens. Não acrescente roupas de última hora só por causa daquele espaço que ficou vazio.

Qualquer dúvida pode contar com nosso time de consultores!

Até mais!