Localizada no sul da Irlanda a 170 km de Cork e 200 km de Dublin,, Waterford foi a primeira cidade a ser fundada no país, em 914 e atualmente possui aproximadamente 54 mil habitantes. A cidade possui uma íntima relação com a indústria de vidro, sendo a Waterford Crystal a mais famosa, fundada em 1783. Entre os principais prédios estão, o Museu dos Tesouros, a Torre de Reginalde – construída em 1003 e considerada o edifício mais antigo da Irlanda, a Casa do Waterford Crystal, a Catedral ChristChurch, o Teatro Real, a Galeria Municipal de Arte, entre outros, que fazem da cidade um importante centro cultural, com vários festivais de expressão internacional. Ela tem fama de ser a cidade mais ensolarada da Ilha Esmeralda e possui belíssimas praias.
Outro diferencial, que chama a atenção, e a culinária tradicional e extremamente saborosa, a maioria dos pratos, assim como em todo o país, leva batatas e carnes no seu preparo.
A cidade vem se tornando cada vez mais atrativa para estudantes estrangeiros, principalmente pelo custo e qualidade de vida melhores do que na capital e pela jovialidade da cidade, que através dos seus festivais e universidades, atrai muitos visitantes.