Intercambio

Melhor idade para fazer intercâmbio: tudo que você precisa saber!

Esse post foi baseado nas dezenas de intercambistas que ficam em dúvida sobre a melhor idade para fazer intercâmbio. Alguns acham que já estão velhos demais e não tem mais idade para isso. Já, aqueles que são muito novos querem ir, mas os pais tem receio de deixar. Você se encaixa em algumas das opções? Continue lendo para descobrir a idade ideal para viver essa experiência!

Vamos começar o post com um spoiler… O ideal da melhor idade para fazer intercâmbio não passa de uma crença limitante, de uma desculpa que as pessoas criam para postergar a experiência do intercâmbio, sabia?

Leia também:
7 fatos sobre a Irlanda que vão te ajudar na hora de contratar o intercâmbio
Como funciona o sistema educacional irlandês: da escola até o doutorado!

Qual é a melhor idade para fazer intercâmbio?

Antes de te responder, vale a pena fazer algumas considerações sobre a idade mínima, a idade máxima, tipo de intercâmbio etc

A melhor idade para fazer intercâmbio depende de uma série de fatores.

Idade mínima para fazer intercâmbio

Na teoria a idade mínima é a alfabetização da criança. Algumas agências oferecem programas de férias de verão, sendo que crianças de 6 anos podem participar, desde que os pais estejam viajando juntos. Seria um intercâmbio em família.

Contudo, na prática, não aconselhamos. Esses programas são interessantes por causa da vivência em si, mas do ponto de vista financeiro são um pouco longe da realidade da maioria das famílias.

Assim, colocando no papel o custo x benefício dos vários tipos de intercâmbio, os mais interessantes são aqueles voltados para o público adulto, ou seja, a partir de 18 anos.

Idade máxima para fazer intercâmbio

No que tange a idade máxima para intercâmbio de curso de idiomas, também não existe uma idade limite. Inclusive, várias escolas já têm turmas especiais para adultos com mais de 40 anos e terceira idade.

O que existe é um limite de idade para certos intercâmbios, como o High School, que equivale ao ensino médio do Brasil. Não será possível cursar o ensino médio quando você já tiver 25 anos de idade, por exemplo.

Geralmente, os intercambistas tem entre 20 e 35 anos e isso diz respeito ao momento de vida e não a idade em si. Percebemos que aqueles que têm a oportunidade de ir com 20 e poucos anos contam com a ajuda dos pais e familiares para custear as despesas, sendo que podem ir antes ou durante a faculdade.

Já, os que vão com 30 e poucos anos precisaram trabalhar para juntar dinheiro para pagar as despesas. Geralmente, eles trabalham e fazem faculdade, sendo que vão depois da formatura.

Algumas escolas possuem turmas especiais para pessoas com mais de 40 anos.

Resumindo, se você acha que é “velho demais”, pode arrumar outra desculpa para não fazer intercâmbio.

Agora você já sabe que para decidir a melhor idade para fazer intercâmbio não precisa se preocupar com máximo ou mínimo.

Tipos de intercâmbio

Existem vários tipos de intercâmbio! Temos aqueles para estudar um novo idioma, para se preparar para um teste, para fazer um curso técnico ou superior etc Abaixo vamos falar sobre alguns, mas como esse não é o foco do post vai ser algo bem resumido, ok?!

  • -Intercâmbio de férias para menores de idade

Esse tipo de intercâmbio é conhecido como “summer courses”, pois normalmente acontece no verão do hemisfério norte (julho/agosto). O adolescente tem a possibilidade de vivenciar a experiência do intercâmbio, porém supervisionado por um adulto.

Via de regra, é obrigatório ficar em casa de família e seguir todas as normas da escola. Assim, o intercambista não terá tanta autonomia e liberdade. É muito interessante, porém mais caro do que o curso de idiomas comum.

  • -High School

Como falamos lá em cima, ele equivale ao ensino médio do Brasil, sendo que a melhor idade para fazer o intercâmbio é entre 16 e 18 anos.

Ahh, ao contrário do que muita gente pensa, o intercambista não vai para aprender o idioma, mas sim para aprimorá-lo e viver a experiência de estudar em uma escola do exterior. Dessa forma, se o objetivo é aprender inglês, esse não é o intercâmbio ideal.

  • -Curso de idiomas

É o tipo que a maioria dos intercambistas escolhe, sendo que a idade mínima costuma ser 16 anos e a máxima não existe. Com relação a duração, o mínimo é 2 semanas e o máximo não tem, o aluno pode ficar até aprender (porém sujeito ao visto que for concedido).

Ao decidir fazer um intercâmbio desse tipo o aluno vai estudar uma nova língua (inglês, espanhol, italiano, alemão etc) no país onde ela é o idioma oficial.

  • -Intercâmbio de estudo e trabalho

Outro tipo bem popular é o intercâmbio de estudo e trabalho. Nele o intercambista vai estudar o idioma e poderá trabalhar legalmente durante o tempo que estiver estudando. A idade mínima é 18 anos e a máxima não existe.

Poder trabalhar durante o intercâmbio ajuda no aprendizado e na redução de custos.
  • -Ensino superior

É um dos que mais agrega valor ao intercambista, visto que ele vai fazer uma graduação, mestrado ou doutorado em uma instituição de ensino no exterior. A Vida Learn é especialista em ensino superior na Irlanda, se quiser saber mais sobre o assunto, dá uma lida nos nossos posts! Pode começar pelo “Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?

Melhor idade para fazer intercâmbio

Para descobrir isso, veja quanto tempo deseja ficar estudando fora, qual tipo de intercâmbio é mais interessante para você, qual cabe no seu orçamento.

Assim, podemos concluir que a melhor idade para fazer intercâmbio vai depender do momento de vida que você está e dos seus objetivos! Quantos anos você tem importa, mas não é o mais importante.

Leia também:
Precisa falar inglês para fazer intercâmbio?
Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?

Agora você já sabe qual é a melhor idade para fazer intercâmbio e não tem mais essa “desculpinha”, certo?! Se ainda tiver dúvidas, manda uma mensagem lá no nosso Instagram!

Beijos e até mais!