Travel

Intercâmbio em Londres ou Dublin: qual é o melhor destino?

Quando estão pesquisando sobre intercâmbio, muitas pessoas ficam na dúvida com relação ao destino, afinal são dezenas de opções legais. Ao decidir viver a experiência na Europa é comum ficar dividido entre o intercâmbio em Londres ou Dublin, visto que as duas cidades são interessantes! Pensando nisso, fizemos esse post com as vantagens e desvantagens dos dois destinos!

Antes de falar especificamente sobre o intercâmbio em Londres ou Dublin, vale a pena citar que as duas cidades são excelentes para quem deseja aprender ou praticar a língua inglesa. Ambas, inclusive, contam com vasta opção de escolas e acomodações para os intercambistas.

Intercâmbio em Londres ou Dublin – curta duração

Vou separar as vantagens e desvantagens do intercâmbio em Londres ou Dublin de acordo com a duração da experiência. Assim, nesta primeira parte vamos falar sobre os cursos de curta duração, ou seja, de até 3 meses.

Vantagens e desvantagens de Londres

Londres é a maior cidade da Europa e um dos centros financeiros mais importantes do mundo! Definitivamente, lá é onde tudo pode acontecer.

A primeira vantagem de estar em uma cidade cosmopolita como Londres é a facilidade de deslocamento. O sistema de transporte público é sensacional. O metrô possui linhas que ligam os 4 cantos, sendo possível se locomover com agilidade. O “tube”, como os londrinos costumam falar, não funciona 24 horas, mas existem várias linhas de ônibus que rodam durante a madrugada também.

Intercâmbio em Londres ou Dublin

Tower Bridge, um dos mais famosos cartões-postais de Londres.

Além de ser fácil se locomover dentro de Londres, é fácil viajar para outros países e cidades. Os 4 principais aeroportos da cidade são o Heathrow (que é o internacional), Gatwick (voos entre países da Europa e de cias low cost), Stansted e Luton. Assim, se você pretende conhecer outras cidades nos finais de semana ou após o intercâmbio, essa é uma informação que precisa ser levada em consideração.

Leia também:
– 8 informações que você precisa saber antes de fazer intercâmbio na Nova Zelândia
– Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Outra grande vantagem do intercâmbio em Londres é a diversidade cultural. Mas, também, pode ser visto como uma desvantagem. Analisando do ponto de vista positivo, estar em uma cidade cosmopolita é poder viver a sua vida sem se preocupar com pessoas tomando conta dela. Em Londres cada um está ocupado com suas próprias coisas e as pessoas não se importam com a roupa que você veste, com quem você namora, dentre outras coisas.

Quanto custa fazer um intercâmbio em Londres

Os famosos ônibus vermelhos.

Porém, pensando sob o ponto de vista da desvantagem, no meio de tantos turistas e imigrantes é mais difícil vivenciar a cultura inglesa e conviver com locais.

A principal desvantagem de morar em Londres, com certeza, é o alto custo de vida. Ela é uma das cidades mais caras do mundo. Inclusive, para quem não sabe, a libra esterlina vale mais que o euro e o dólar americano.

Vantagens e desvantagens de Dublin

Enquanto Londres possui 8.982.000 milhões de habitantes, Dublin tem pouco mais de 1.388.000 milhão. Esse fato é a primeira vantagem de Dublin, pois faz dela uma cidade grande, mas não tão grande. É um destino ideal para intercambistas que desejam morar em uma capital que possui ótima estrutura e qualidade de vida, mas o custo de vida mais em conta.

Outra vantagem é a simpatia dos nativos. Em Dublin, os moradores locais são mais simpáticos e mais abertos que os ingleses. A impressão que se tem de Londres é que os moradores da cidade são workaholics e que estão sempre trabalhando e correndo. É claro que não dá para generalizar, têm pessoas simpáticas e frias em todas as cidades do mundo.

Intercâmbio em Londres ou Dublin

Dublin possui vida noturna agitada!

Ainda falando sobre a população de Dublin, na capital moram muitos estudantes, o que deixa os ares mais animados. Além disso, a cidade possui centenas de pubs e várias opções de restaurantes.

Ao comparar o intercâmbio em Londres e Dublin, uma desvantagem da capital da Irlanda é a alta concentração de brasileiros. É claro que em Londres tem bastante brasileiro, latino e imigrante de um modo geral. Mas como a cidade é bem maior os brasileiros ficam mais espalhados, o que “atrapalha” menos.

Por fim, no quesito clima, os dois países são muito parecidos. Se você não gosta de frio, essa vai ser uma grande desvantagem do intercâmbio em Londres ou Dublin. Em ambas cidades o inverno é rigoroso, inclusive com neve. Durante o verão as temperaturas ficam amenas, mas dificilmente ultrapassam os 25 graus. Dessa forma, se a intenção é fugir do frio, prefira os meses de maio a setembro, que pegam o final da primavera e o verão.

Intercâmbio em Londres ou Dublin – longa duração

Na hipótese de intercâmbio em Londres ou Dublin de longa duração, você pode levar em conta todas as vantagens e desvantagens citadas acima. Contudo, há uma característica da Irlanda que a torna mais vantajosa do que a Inglaterra.

Intercâmbio em Londres ou Dubli.

Luas é um dos meios de transporte da capital irlandesa.

No intercâmbio de longa duração, acima de 6 meses, a Irlanda permite que o estudante estude e trabalhe. Assim, o intercambista poderá fazer um curso de idiomas e, quando não estiver na sala de aula, poderá trabalhar até 20 horas por semana. Nos meses de junho, julho, agosto e setembro o intercambista tem permissão para trabalhar 40h semanais.

Estudar e trabalhar ajuda nos custos, mas também é uma ótima maneira de praticar o idioma e fazer networking. Dessa forma, se sua intenção é fazer um intercâmbio de longa duração na Europa, sem dúvidas a Irlanda é a melhor opção. Mas não se preocupe, menos de 2 horas de voo separa Dublin de Londres. Assim, você pode viver em Dublin e passear em Londres sempre que quiser.

Leia também:
– Dicas para aprimorar o inglês antes do intercâmbio
– Quanto custa fazer intercâmbio em Londres?

Agora sim você sabe algumas vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio em Londres ou Dublin! Pode ter certeza que qualquer uma das duas cidades vai te proporcionar experiências maravilhosas! Se ainda estiver com dúvidas entra em contato com a gente, um de nossos consultores pode te ajudar!

Até mais!!