Ensino superior

Graduação na Irlanda: as 5 dúvidas mais frequentes!

Fazer uma faculdade fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros. É o seu também? Se for, você deve estar cheio de dúvidas sobre como se candidatar, quanto custa, quais documentos são necessários ou se o diploma será válido no Brasil. Pensando nas dezenas de perguntas que recebemos diariamente, decidimos fazer esse post com as 5 dúvidas mais frequentes sobre graduação na Irlanda!

Caso você ainda esteja em dúvida se a graduação na Irlanda é a melhor escolha para você, dá uma olhadinha nos posts “8 motivos para cursar ensino superior na Irlanda após o curso de idiomas” e “Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?“.

Graduação na Irlanda

Qual é o nível de inglês necessário para fazer faculdade na Irlanda?

Como você já deve imaginar, é preciso ter um nível mínimo de inglês para fazer um curso de graduação na Irlanda. Mas, calma! Você não precisa ser fluente no idioma, basta fazer um dos exames de proficiência e comprovar que possui a nota mínima requisitada pela instituição.

O exame mais aceito na Europa e o mais popular ao redor do mundo é o IELTS (International English Language Testing System), sendo que você pode fazer a prova ainda no Brasil. No exame você precisará demonstrar habilidades nas áreas de writing (escrita), speaking (conversação), listening (capacidade auditiva) e reading (leitura). 

graduação na irlanda
É necessário comprovar o conhecimento na língua inglesa através de um teste de proficiência.

Caso você não se considere pronto para fazer o teste, você pode fazer um curso preparatório para o exame ou até mesmo um intercâmbio de 1 ou 2 meses na Irlanda, com o objetivo de aprimorar o inglês. Após, é só fazer o teste, obter a nota mínima (que pode variar de faculdade para faculdade) e se candidatar para uma vaga de graduação na Irlanda.

Com relação pontuação do teste, ela vai de 0 a 9, sendo que geralmente as instituições pedem no mínimo nota 6, que sinaliza que o aluno é um “competent user”.

Lembre-se que a faculdade não é o lugar indicado para você aprender o inglês, lá você terá a chance de aprimorá-lo, mas indiretamente. O foco é desenvolver novas habilidades para atuar no mercado de trabalho na área escolhida.

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?

Quais os pré requisitos?

Alguns documentos obrigatórios podem variar de acordo com a faculdade. Assim, é importante estar atento e analisar o edital do processo seletivo de cada uma delas. Fique ligado nas datas para enviar a documentação que, também, podem variar de acordo com a faculdade. Lembre-se que o ano letivo europeu começa em setembro.

O primeiro pré requisito você já sabe, é o inglês comprovado pelo teste de proficiência, como falamos ali em cima. O segundo pré requisito é bastante óbvio, é o passaporte.

Um documento exigido por todas as faculdades é o diploma do ensino médio ou ensino superior cursado no Brasil e histórico escolar, devidamente traduzidos para o inglês (tradução juramentada). É preciso, também, fazer um seguro saúde, sendo pré-requisito para conseguir o visto de estudante.

O pré requisito que mais onera a candidatura é o de que o estudante que não possui nacionalidade europeia necessita quitar as “mensalidades” do semestre inteiro de uma vez, antes de começá-lo.

Mulher olhando para o computador
Faça seu planejamento financeiro e anote todos os gastos que terá com o curso de graduação na Irlanda.

Quanto custa uma graduação na Irlanda?

Você já deve imaginar que não é barato fazer um curso de graduação na Irlanda, mas o que pode não saber é que é um investimento que dá retorno.

Além do valor da mensalidade, coloque na sua planilha de custos os gastos com passaporte, visto, tradução juramentada dos documentos, seguro saúde, taxa do exame de proficiência, curso de inglês (caso precise dar um up no idioma antes de fazer o teste).

Caso você tenha dupla cidadania, sendo uma delas europeia, seus gastos serão menores e o processo da candidatura menos burocrático.

Para saber com mais precisão sobre quanto ficará o curso que deseja fazer, entre em contato com a gente e deixe que um de nossos especialistas te ajude!

Como são os certificados na Irlanda?

Assim como no Brasil, há mais de um tipo de qualificação quando o assunto é ensino superior na Irlanda. É possível cursar desde a graduação na Irlanda até o doutorado. Contudo, os certificados podem ser um poucos confusos, por isso abaixo vamos explicar cada um deles.

O certificado de nível 10 (NFQ level 10) equivale ao doutorado e tem duração de, aproximadamente, 4 anos. Já, o certificado de nível 9 (NFQ level 9) equivale a pós-graduação (postgraduate diploma) ou mestrado (masters degree). Geralmente, a pós-graduação tem 1 ano de duração. Já, o mestrado pode durar até 3 anos.

O certificado de nível 8 (NFQ level 8) é o de diploma superior, que pode ser obtido após a graduação. Muitos o consideram como uma pós-graduação, sendo que sua duração é de 1 ano também.

Já, o certificado de nível 7 (NFQ level 7) é o bacharelado, que dura 3 anos e é uma ótima opção para quem deseja morar e trabalhar na Irlanda com mais qualidade de vida e oportunidades profissionais.

graduação na irlanda
Escolha seu certificado de acordo com seus objetivos e habilidades.

O diploma obtido na Irlanda será válido no Brasil?

O diploma obtido em um curso de graduação na Irlanda vale tanto no Brasil como na maioria dos países. Importante escolher uma instituição de ensino de qualidade, para que o dinheiro gasto seja bem investido e gere bons retornos, que virão em forma de conhecimento e networking.

Saiba que o passo mais difícil você já deu, que é o de decidir fazer uma graduação na Irlanda. Muitos intercambistas desistem sem ao menos tentar. Se é isso que você deseja, não desanime e conte com a Vida Learn!

Leia também:
Quanto custa uma faculdade na Irlanda?
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?

Ainda tem dúvidas sobre o tema graduação na Irlanda? Manda uma mensagem para nossos consultores, nós vamos te ajudar! A Vida Learn é especialista em cursos superiores na Irlanda e nosso time quer te ver vivendo a melhor experiência na Ilha Esmeralda!

Até mais!