Ensino superior

Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?

Morar fora do país e fazer um intercâmbio são duas experiências maravilhosas! Mas que exigem autoconhecimento e planejamento para que acontecam da melhor forma possível. Muitos intercambistas tem dúvidas sobre fazer faculdade x curso de idiomas e, é por isso que, no post de hoje vamos te ajudar a escolher qual deles é o mais indicado para você!

A primeira coisa que você precisa fazer, que vai te ajudar a decidir entre faculdade x curso de idiomas, é refletir sobre seus objetivos de curto e médio prazo com relação a experiência do intercâmbio. Para isso, responda as seguintes perguntas:

  • Por quanto tempo você deseja morar na Irlanda?
  • Qual seu objetivo com o intercâmbio? É aprender/aprimorar o inglês? É imigrar? É turbinar seu curriculo para ter mais chances no mercado de trabalho brasileiro?
  • Precisa trabalhar enquanto estuda?
  • Quanto tem para investir?
  • Qual seu nível de inglês?

Respondidas estas perguntas, você está pronto para ler a próxima parte do post! Vamos aos prós e contras da faculdade x curso de idiomas?

Leia também:
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?
Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?

Faculdade x curso de idiomas

Separamos cada um dos tópicos para ficar mais fácil o entendimento, ok?!

Faculdade

Fazer faculdade fora do Brasil é algo que, com certeza, vai agregar muito valor ao seu curriculo e te colocará na frente de muitos candidatos durante um processo seletivo para vaga de emprego.

A Irlanda possui um ensino superior de qualidade, sendo que fazer faculdade no país poderá te abrir portas para outros destinos europeus também. Além de ter acesso ao ensino de qualidade, o estudante poderá trabalhar enquanto estuda e, após a graduação, terá direito a permanecer na Irlanda por mais 1 ano.

faculdade x curso de idiomas
Fazer um curso superior na Irlanda será um excelente diferencial!

Atualmente, a Irlanda possui forte demanda de certos profissionais qualificados e é do interesse do Governo reter essa mão de obra, por isso o benefício do visto após o término dos estudos acadêmicos, para dar uma chance para o profissional recém formado de achar uma vaga permanente em alguma empresa irlandesa. Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, dá uma lida no post “Critical skills: melhores áreas para trabalhar na Irlanda“.

  • Para quem indicamos:

-Pessoas que desejam morar por mais tempo na Irlanda, já que os cursos são mais longos, sendo que a duração vai depender do tipo do curso (graduação, mestrado, doutorado).

-Para quem já domina o inglês, visto que as aulas são ministradas em inglês e o aluno vai se deparar com vários termos técnicos da área.

-Pessoas que tem dupla cidadania, sendo uma delas europeia. Quem possui cidadania europeia paga mais barato, o que é uma grande vantagem!

-Para aqueles que já estão na Irlanda fazendo curso de idiomas e desejam permanecer mais tempo no país.

Faculdade x curso de idiomas
Qualquer pessoa que desejar aprender inglês poderá fazer o curso de idiomas. pode ser feito
  • Para quem não indicamos:

-Pessoas que desejam aprender o idioma ou tem nível de inglês muito básico, pois será preciso apresentar prova da proficiência na língua.

-Para quem pretende ficar menos de 1 ano morando fora do Brasil, pois os cursos tem duração de 2 anos a 4, em média.

-Pessoas que estão com o orçamento mais enxuto e não podem investir muito no intercâmbio.

Curso de idiomas

E aí, já conseguimos tirar algumas das suas dúvidas sobre faculdade x curso de idiomas? Agora, vamos conversar sobre as possibilidades de quem não vai fazer faculdade.

O curso de idiomas ele tem um leque amplo e é indicado para qualquer pessoa. Se o seu inglês é iniciante ou básico fazer um curso de idiomas na Irlanda é a melhor escolha! Neste caso, escolha o curso de general english. Aconselhamos, no mínimo, 4 semanas. Se tiver de 6 a 8 meses você terá a possibilidade de estudar e trabalhar durante o intercâmbio, que é uma opção muito popular entre os brasileiros.

Quanto custa fazer faculdade na Irlanda
É preciso comprovar a fluência no inglês para fazer faculdade.

Caso seu inglês seja intermediário ou avançado você poderá optar por fazer o curso de general english para aperfeiçoar o idioma ou se matricular em um curso de business english ou algum curso preparatório para os exames de proficiência.

  • Para quem indicamos:

– Pessoas que tem nível iniciante, básico ou intermediário de inglês, sendo que quanto mais tempo você puder ficar, melhor será o desenvolvimento e evolução do aprendizado. Caso necessite de ajuda, comece lendo o post “Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda“.

-Aqueles que tem um orçamento mais enxuto e não podem investir em uma faculdade, já que o valor de um curso de inglês é bem mais em conta.

-Quem deseja ficar menos de 1 ano no país, sendo que os cursos de idiomas podem ser contratados a partir de 2 semanas. Contudo, como falamos ali em cima, aconselhamos 4 semanas ou mais (especialmente no caso de nível iniciante), visto que o cérebro demora alguns dias para se adaptar ao novo ambiente.

  • Para quem não indicamos:

-Aqueles que já tem fluência no idioma, pois neste caso o intercambista poderá ficar desmotivado, sendo mais interessante fazer uma faculdade ou curso de business.

-Pessoas que desejam morar na Irlanda por mais tempo, tem inglês avançado e podem investir em um curso superior.

-Para quem está na Irlanda, já fez as renovações do curso de idiomas e deseja morar por mais tempo lá. Neste caso, uma das melhores opções é cursar o ensino superior.

Leia também:
Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!
Quanto custa uma faculdade na Irlanda?

E aí, conseguiu se decidir entre faculdade x curso de idiomas? Ainda não? Calma, nosso time de consultores pode te ajudar a tomar essa decisão importante! Manda uma mensagem pra gente e vamos conversar um pouco sobre seus objetivos! Certeza que depois de um bate papo suas ideias estarão mais claras e você vai conseguir tomar a melhor decisão!

Ahh, para ficar por dentro de todas as novidades e dicas, segue nosso perfil no Instagram! Tem muita coisa boa por lá também!

Nos vemos na Irlanda!