Ensino superior

Faculdade na Irlanda x faculdade no Brasil: prós e contras!

Cursar uma universidade na Europa é o sonho de muitos brasileiros. A maioria, contudo, acha que é muito difícil fazer faculdade fora do Brasil e acaba desistindo antes mesmo de começar a tentar. Você tem vontade de fazer faculdade na Irlanda? Se sua resposta foi sim ou talvez, esse post com os prós e contras de fazer uma faculdade no exterior vai te ajudar!

Antes de mais nada, se esse for o primeiro post do nosso blog que você estiver lendo, saiba que nós somos especialistas em faculdade na Irlanda e já escrevemos vários artigos que podem te ajudar! Depois que terminar de ler esse post, dá uma conferida nos outros também!

Leia também:
Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?
Quanto custa uma faculdade na Irlanda?

Faculdade no Brasil

Vamos falar rapidamente sobre a faculdade no Brasil, combinado?! Atualmente, a forma mais comum para entrar em uma universidade brasileira é através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo que os estudantes podem optar por uma instituição pública (gratuita) ou particular (paga).

A estrutura das faculdades na Irlanda são muito boas e a qualidade do ensino reconhecida internacionalmente.

Existem cursos mais concorridos, como medicina e outros não tão populares assim. O mercado de trabalho absorve alguns profissionais, mas essa proporção varia muito de acordo com a área de formação escolhida.

No caso dos estudantes que optam por estudar em uma universidade particular, existem algumas possibilidades para ajudar na mensalidade, como bolsas de estudo (que variam de acordo com a faculdade) e o FIES (Financiamento Estudantil).

Faculdade na Irlanda

Nossa lista contém os principais prós e contras, mas as vantagens e desvantagens podem variar de acordo com seus objetivos, ok?! Vale destacar, também, que pode haver variação se o intercambista possuir cidadania europeia.

Prós

  • -Formação internacional

A Irlanda possui um ensino superior de qualidade, sendo que fazer faculdade no país poderá te abrir portas para outros destinos europeus também. Caso não seja sua intenção morar fora do país após concluir a universidade, ter uma formação internacional no seu currículo vai te colocar na frente de MUITOS profissionais brasileiros!

A maioria dos processos seletivos de grandes empresas pede como pré-requisito saber outro idioma e isso você já sabe. Mas, sabia que eles veem com ótimos olhos os currículos de quem possui vivência internacional? Assim, o fato de ter morado e estudado no exterior vai te colocar lá em cima, em destaque!

  • -Crescimento pessoal

Ir morar em um país diferente do seu e longe das pessoas que você ama vai te fazer viver muitas coisas novas, sentir várias emoções (umas boas, outras nem tanto), que vão te fazer crescer e enxergar o mundo de uma nova forma! Tem até uma frase clichê que pode ser aplicada aqui: “depois de uma viagem você nunca volta o mesmo”.

Assim, fazer faculdade na Irlanda não vai só deixar seu currículo em destaque, mas também vai te fazer evoluir na vida pessoal. Quem já morou no exterior sabe que os desafios que passamos quando decidimos sair da nossa zona de conforto são vários, mas que, no final, viver essas expeirências novas é muito enriquecedor!

  • -Possibilidade de trabalhar enquanto estuda

Além de ter acesso ao ensino de qualidade, o estudante poderá trabalhar enquanto estuda e, após a graduação, terá direito a permanecer na Irlanda por mais 1 ano.

Via de regra, o estudante poderá trabalhar por até 20h semanais, se quiser. Sendo que nos meses de junho a setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro poderá trabalhar até 40h por semana.

Se você escolher algum dos cursos da critical skills list poderá ter mais facilidade na hora de procurar um emprego após a graduação e até mesmo durante o processo para imigrar do Brasil para Irlanda!

O estudante poderá trabalhar legalmente durante o curso e terá mais um ano de visto após a graduação para buscar uma colocação no mercado de trabalho.

Contras

  • -Valor da faculdade

Como você já deve imaginar, não é barato fazer uma faculdade na Irlanda. Contudo, se você conseguir se programar para custear esse investimento terá ótimas chances de ver um retorno após se formar! Sabe aquela última vantagem que falamos ali em cima? Ela ajuda demais a custear as despesas do dia a dia (alimentação, moradia, transporte) durante a faculdade.

Assim como no Brasil, o valor investido vai depender do curso escolhido. Dessa forma, para saber quanto custa uma faculdade na Irlanda será preciso decidir qual a área e o que vai estudar. É preciso saber, também, se o estudante precisará fazer o Foundation Year. Se precisar, vai gastar mais!

Os cursos na área da saúde são os que possuem os investimentos mais altos. O valor exato vai depender do curso, mas o candidato pode esperar um gasto, aproximado, de 40.000 euros. Já, os cursos que possuem valor mais em conta estão na categoria Business (Marketing, Business Management, Accounting & Finance, Digital Marketing etc). 

Fazer ou não fazer faculdade na Irlanda, eis a questão!
  • -Adaptação cultural

Morar em um país diferente do seu pode ser desafiador! Não é só a localização geográfica que vai ser diferente, mas também a língua, a comida, o clima e os costumes. Inclusive, a própria rotina de estudos na faculdade e o modo como os ensinamentos são passados, visto que na Irlanda espera-se uma postura mais questionadora do aluno, ele não é só um ouvinte.

A boa notícia? Com o passar do tempo você vai se acostumar. Enquanto isso não acontece procure o lado bom das coisas que estiver vivendo e lembre-se que você escolheu isso, que é para seu crescimento pessoal e profissional!

Leia também:
Como entrar na faculdade na Irlanda?
Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?

Podemos concluir que existem mais vantagens do que desvantagens, certo? Agora que você já sabe quais são os prós e contras de fazer faculdade na Irlanda vai querer correr atrás desse sonho? Se sua resposta for sim, nosso time de especialistas pode te ajudar! Manda uma mensagem pra gente e vamos conversar melhor sobre seus planos, que tal?!

Até mais!