Travel

Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!

Fazer faculdade na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, cursar o ensino superior na Ilha Esmeralda não é tão difícil assim, basta ter paciência para fazer um bom planejamento. Nas próximas linhas vamos listar 5 opções de curso de ensino superior para você estudar, confere aí!

Antes de começar a procurar o curso que mais combina com você, é preciso saber que para fazer faculdade na Irlanda é preciso ter um certo nível de fluência no inglês. Como as aulas serão ministradas em inglês, você terá que provar que tem conhecimento suficiente da língua para acompanhar as aulas.

Dessa forma, um dos pré-requisitos essenciais para cursar uma faculdade na Irlanda é apresentar um certificado de proficiência em inglês, que pode ser o TOEFL ou IELTS (International English Language Testing System), sendo que este último é o mais aceito em universidades da Europa.

Geralmente, as universidades exigem nível de inglês entre o B2 (upper intermediate) ou c1 (avançado), sendo que essa exigência pode variar de acordo com a universidade escolhida. Se você ainda não fez o teste ou precisa de aprimorar o inglês, nós podemos te ajudar também!

Leia também:
– Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?
– Como entrar na faculdade na Irlanda?

5 opções de curso para fazer faculdade na Irlanda

O sistema de ensino superior irlandês é famoso por sua qualidade e o país oferece dezenas de instituições, como a Trinity College (a mais conhecida delas),  Dorset, Dublin Business School (DBS), Institute of Business and Technology (IBAT), Independent College, UT-Dublin e outras!

Vamos às opções de cursos para fazer faculdade na Irlanda?

Curso de Business

Ele é o queridinho dos brasileiros!

O curso de Business é um dos menos burocráticos, sendo que conta com um processo seletivo descomplicado e é ofertado por várias instituições de ensino na Irlanda. Outra vantagem de fazer faculdade na Irlanda na área de business é que o curso é financeiramente o mais acessível.

O tempo de duração do curso vai depender da instituição de ensino, que pode ser de 3 a 4 anos. Dentro dos cursos de business o estudante poderá escolher entre cursar administração de empresas, contabilidade, finanças, recursos humanos, marketing ou sistemas de informação. Lembrando que, todas essas áreas estão crescendo na Irlanda e as empresas precisam de profissionais qualificados para preencher a demanda e crescer junto.

Pessoas em reunião - Faculdade na Irlanda

Curso de Business é uma das opções mais procuradas de faculdade na Irlanda.

Curso de psicologia

Primeiramente, cabe esclarecer que cursar psicologia em uma faculdade da Irlanda é um pouco diferente, visto que lá o curso se “divide” em dois. Se o estudante quiser atuar na área de psicoterapia deverá fazer uma faculdade e se quiser atuar na área de psicologia outra.

Resumidamente, o psicólogo tem uma área de atuação mais ampla, sendo que pode trabalhar em escolas, departamentos de recursos humanos, hospitais etc. Já, o psicoterapeuta atua exclusivamente com atendimento clínico.

O curso de psicologia tem duração de 3 a 4 anos e o aluno vai estudar os processos mentais e o comportamento do ser humano.

Faculdade na Irlanda

Já, no curso de psicoterapia o estudante vai ter matérias que visam o aprendizado para ajudar o paciente a lidar com situações como depressão, bulimia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) etc. Lembrando que, a atuação será, exclusivamente, clínica e ele não receberá o título de psicólogo, mas sim psicoterapeuta. A duração do curso também poderá variar entre 3 a 4 anos.

Curso de enfermagem

Outra opção de curso para quem deseja fazer faculdade na Irlanda e atuar na área da saúde. Atualmente, a Irlanda possui uma demanda grande por profissionais da área e conseguir uma colocação no mercado de trabalho após a conclusão do curso não será algo difícil.

Inclusive, é preciso destacar que o curso de enfermagem está listado como critical skills, ou seja, faz parte da lista de habilidades que são consideradas escassas, cujas vagas podem ser preenchidas por estrangeiros. O estudante que optar pelo curso de enfermagem poderá trabalhar em hospitais, clínicas, casas de repouso e atuar com home care.

Curso de engenharia

Outra profissão que faz parte da lista de critical skills! Cursar engenharia na Irlanda pode ser uma ótima opção para quem deseja permanecer no país após a formação, visto que o mercado de trabalho tem uma demanda grande por profissionais qualificados dessa área.

Faculdade na Irlanda

Contudo, fazer faculdade na Irlanda na área de engenharia não é tão simples quanto fazer Business, por exemplo. As instituições de ensino exigem alguns documentos a mais, como apresentar um certificado em matemática, que vai depender da faculdade escolhida.

Assim como no Brasil, dentro da engenharia o estudante poderá escolher várias linhas de atuação e poderá cursar engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia de informática etc

Curso de medicina

Para fechar a lista de cursos para fazer faculdade na Irlanda, temos o curso de medicina!

Assim como no Brasil, não é fácil nem barato fazer medicina na Irlanda, mas após a graduação o estudante terá muitas oportunidades de trabalho, visto que o país importa esse tipo de mão de obra de outros países. Os médicos poderão atuar em hospitais, lares de idosos, clínicas etc

A duração do curso varia entre 5 a 6 anos, sendo que as particularidades que vão determinar a duração do curso são diversas. Para ilustrar, se o candidato quiser entrar na faculdade logo após terminar o ensino médio ele deverá fazer o curso de 6 anos.

Faculdade na Irlanda

Se você tem interesse em cursar medicina, consulte as exigências de cada universidade e fique atento aos prazos e documentos exigidos por cada uma das instituições de ensino, sendo que podem variar se o candidato tiver cidadania europeia ou não.

Leia também:
– 8 motivos para cursar ensino superior na Irlanda após o curso de idiomas
– Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?

Prontinho! Agora você já sabe um pouquinho mais sobre alguns cursos para fazer faculdade na Irlanda. Gostou de alguma das opções que listamos? Se quiser saber mais detalhes sobre elas ou conversar sobre outros cursos, entra em contato com a gente, vamos te auxiliar da melhor maneira possível!

Até mais!