Ensino superior

Faculdade de psicologia na Irlanda: principais informações!

Uma das profissões que mais teve demanda desde o início da pandemia do novo coronavírus em 2020 foi a do psicólogo. Tanto na Irlanda, quanto no resto do mundo, a necessidade de profissionais capacitados para ajudar as pessoas a lidar com essas mudanças cresceu. Por isso, se você estiver pensando em atuar na área, esse pode ser o momento para começar! Veja abaixo algumas informações sobre a faculdade de psicologia na Irlanda!

Primeiramente, vale dizer que a faculdade de psicologia na Irlanda funciona diferente do curso do Brasil. Na Ilha Esmeralda, o psicoterapeuta e o psicólogo tem atuações distintas, sendo que este último possui uma área de atuação mais ampla.

Para esclarecer alguns conceitos, vamos diferenciar o psicólogo, o psiquiatra e o psicanalista, ok?! No Brasil, para ser psicólogo é necessário ter graduação em psicologia, sendo que a área de atuação poderá ser desde a clínica até a pesquisa em universidades. Geralmente, os profissionais que escolhem a clínica são chamados de psicoterapeutas.

Leia também:
Faculdade na Irlanda x faculdade no Brasil: prós e contras!
Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?

Já, os psiquiatras tem formação em Medicina, ou seja, são médicos que se especializaram em psiquiatria. Este profissional, diferentemente do psicólogo, pode prescrever medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos.

Por fim, a psicanálise é um tipo de psicoterapia desenvolvida por Sigmund Freud com o intuito de ajudar o paciente a superar traumas através da análise do inconsciente. O psicanalista pode ter feito ou não faculdade de medicina ou psicologia, visto que a carreira pode ser uma especialização dessas áreas ou não. Contudo, um pré-requisito para ser psicanalista é possuir curso superior completo em qualquer área, ou seja, uma pessoa que acabou de sair do ensino médio não poderá fazer o curso de psicanálise.

A faculdade de psicologia na Irlanda difere do curso no Brasil, assim como a atuação do profissional.

Na Irlanda, existe os conselheiros (counselling), que atuam junto a pessoas que não tem uma patologia clínica, mas que precisam lidar com situações como as que a pandemia trouxe ou alcoolismo, por exemplo. Assim, o conselheiro faz um tipo de curso e o psicólogo outro. Tanto que ao final do curso, os estudantes não recebem um certificado de psicólogo, mas sim de psicoterapeuta.

Faculdade de psicologia na Irlanda

O que esperar do curso de psicologia

A faculdade de psicologia na Irlanda pode ter duração entre 3 a 4 anos, a depender da instituição de ensino escolhida. Durante o curso o aluno vai se deparar com uma grade curricular desafiadora, visto que aprederá desde história até neurociência. Estudará sobre crianças, adultos e idosos. Ao final do curso, o estudante vai receber o título de psicólogo e estará apto a ajudar pessoas que sofrem de distúrbios mentais, mas também atuar junto aos departamentos pessoais de empresas e em hospitais.

O país possui algumas faculdades de psicologia, como a Trinity College, a Dublin City University, a University of Limerick e a National College of Ireland, sendo que o valor do curso e pré-requisitos podem variar dependendo da instituição.

Ao final do curso de psicologia, o estudante vai receber o título de psicólogo e estará apto a ajudar pessoas que sofrem de distúrbios mentais.

Pré-requisitos

Alguns pré-requisitos são gerais e servem para qualquer curso superior na Irlanda. O mais importante deles é ter fluência no inglês, sendo comprovada por meio de uma prova de proficiência (IELTS, TOEFL ou outras). Assim, não adianta querer se candidatar sem saber inglês, pois ele é imprescindível! Caso você ainda não tenha inglês avançado e queira melhorar o nível antes de fazer a prova de proficiência, aconselhamos que faça um curso de idiomas.

Outro pré-requisito é ter a tradução juramentada do diploma do ensino médio, do histórico escolar e de outros cursos que tiver, caso já tenha alguma graduação no Brasil. É importante lembrar que será necessário investir um certo valor para fazer a faculdade de psicologia na Irlanda, assim podemos dizer que ter o dinheiro para pagar o curso é um pré-requisito essencial. Caso queira saber valores específicos, mande uma mensagem pra gente, tá?!

No que diz respeito aos pré-requisitos específicos, eles podem variar de acordo com a instituição. Por isso, nossa dica é ficar de olho no site e nos programas de todas as universidades que você deseja se aplicar.

Mercado de trabalho

Há uma grande demanda por psicólogos e psicoterapeutas, sendo que poderão atuar em consultórios particulares ou trabalhando para o Governo. Caso o recém graduado queira atuar em consultórios precisará se registrar na Sociedade de Psicologia da Irlanda (PSI).

De um modo geral, os psicólogos possuem um campo de atuação bem amplo, sendo que poderão trabalhar na parte clínica, na acadêmica (dando aulas), na área de pesquisa ou assistência social. Aqueles que desejarem atuar como psicólogos clínicos poderão trabalhar em escolas, empresas e hospitais. Inclusive, é uma das áreas mais populares e que possui forte demanda de profissionais.

Há uma demanda significativa por psícólogos e psicoterapeutas na Irlanda, especialmente no período da pandemia/pós pandemia.

Nosso conselho é que você pesquise um pouco mais sobre os dois cursos e converse com pessoas que fazem ou já fizeram cada um deles. Assim, poderá decidir se vai fazer a faculdade de psicologia na Irlanda ou se optará pelo curso de psicoterapia, pois como você viu o campo de atuação e estudos é diferente.

Tenha em mente que, independente do curso escolhido, a área está com forte demanda e a tendência é de crescimento a nível mundial.

Leia também:
Critical skills: melhores áreas para trabalhar na Irlanda
Quanto custa uma faculdade na Irlanda?

Agora você já sabe um pouco mais sobre a faculdade de psicologia na Irlanda! O que achou? O curso é para você? Caso ainda tenha dúvidas, manda uma mensagem pra gente para conversar com um de nossos consultores. A Vida Learn é especialista em ensino superior na Irlanda e será um prazer te ajudar com essa experiência! Ahh, se você não segue nosso Instagram, já começa a seguir e confere nossas dicas lá também!

Esperamos sua mensagem!

Até mais!