Ensino superior

Faculdade de medicina na Irlanda: principais informações!

Se você chegou até aqui é porque está em dúvida se vale a pena ou não cursar uma faculdade de medicina na Irlanda, acertamos? Nas próximas linhas você vai ver nossa lista com as principais informações sobre o tema e depois terá mais segurança para tomar uma decisão!

Antes de mais nada, é preciso saber que brasileiros, que não tem cidadania europeia, podem sim fazer uma faculdade de medicina na Irlanda. Contudo, assim como no Brasil, cursar uma faculdade de medicina no exterior não será algo fácil ou barato. Além disso, o processo para entrar na faculdade e o curso são um pouco diferentes, mas não se preocupe, vamos te explicar mais sobre isso ali embaixo.

Outra informação que merece destaque é que a Irlanda, apesar de formar muitos profissionais da saúde, possui uma carência de mão de obra qualificada na área. Se tiver curiosidade, dê uma conferida na critical skills list e vai ver nela profissões como radiologistas, paramédicos, parteiras e profissionais especializados em próteses e órteses.

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?
Cuidados na hora de escolher uma faculdade na Irlanda

Faculdade de medicina na Irlanda
Tanto no Brasil quanto na Irlanda o curso de medicina exige muito do estudante, que deverá se dedicar integralmente aos estudos.

Faculdade de medicina na Irlanda

Segundo a Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), a Irlanda possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo! Por isso, cursar uma faculdade de medicina na Irlanda ou outro curso na área de engenharia, tecnologia de informação, administração etc é um ótimo investimento! Vamos às informações?

Não existe vestibular

Primeira coisa que você precisa saber é que na Irlanda não existe ENEM ou vestibular. O estudante que desejar entrar na faculdade assim que sair da escola precisará fazer um exame chamado Leaving Certificate. Ainda na escola, antes de cursar os 3 últimos anos (equivale ao nosso ensino médio) o estudante vai escolher quais matérias estudar, sendo que no exame serão cobradas 8 disciplinas.

Quando chegar o momento de se candidatar para um curso superior o candidato deverá escolher a instituição de ensino e verificar se possui a pontuação exigida pela mesma. Caso possua, ele vai se aplicar e a universidade vai analisar o pedido. Lembrando que cada institução possui autonomia para criar seus próprios parâmetros.

No caso do estudante brasileiro, que não fez o ensino médio na Irlanda, ele precisará fazer o Foundation Year. Isso quer dizer que deverá fazer um curso de 1 ano que vai facilitar sua transição da escola à universidade, sendo que o principal objetivo é prepará-lo para o ambiente acadêmico.

Faculdade de medicina na Irlanda
O processo para entrar na faculdade de medicina na Irlanda é diferente do Brasil.

Curso com 5 ou 6 anos de duração

Basicamente, existem duas formas de entrar em uma faculdade de medicina na Irlanda. A primeira delas é quando o candidato sai do ensino secundário e vai direto para o ensino superior. Neste caso, o estudante precisará cursar o Foundation Year e a duração da faculdade será de 6 anos.

Já, quando o estudante possui graduação superior ou já cursou algum ano na faculdade (mesmo que não tenha se formado), poderá ser elegível ao curso de 5 anos. Outra possibilidade é quando o candidato vai diretamente da escola à graduação, mas para isso precisa ter cursado matérias específicas e ter pontuação especial no exame de Bacharelado Internacional (International Baccalaureate – IB).

Requisitos para cursar faculdade de medicina na Irlanda

  • Fluência no inglês

O primeiro pré-requisito da lista é essencial para cursar qualquer curso! Como forma de comprovação, as instituições exigem a apresentação do certificado de proficiência em inglês, que pode ser o TOEFL ou IELTS (International English Language Testing System).

  • Tradução juramentada do diploma de conclusão do ensino médio

Outro pré-requisito geral é ter a tradução juramentada do diploma do ensino médio e do histórico escolar.

  • Teste de Admissão às Profissões de Saúde (Health Professions Admission Test — HPAT)

Esse pré-requisito é específico para os candidatos que desejam fazer uma faculdade de medicina na Irlanda. O HPAT é um teste de múltipla escolha, sendo dividido em 3 partes: raciocínio não-verbal; raciocínio lógico e compreensão interpessoal.

  • Pagar todas as taxas

Além de pagar uma taxa da universidade, o candidato não europeu, muito provavelmente, deverá quitar o valor integral do semestre antes de cursá-lo.

Importante deixar claro que cada universidade possui requisitos específicos, bem como datas de inscrição diferentes. Por isso, você deve acessar o site oficial de cada instituição, analisá-lo e acompanhar com frequência as atualizações.

Faculdade de medicina na Irlanda x faculdade de medicina no Brasil

Como dissemos no início do post, não é fácil ou barato fazer uma faculdade de medicina na Irlanda ou no Brasil. Contudo, a grande diferença, no quesito financeiro, é que no Brasil o estudante poderá ter acesso ao FIES (financiamento estudantil) ou Prouni, que são iniciativas do governo para facilitar o acesso a universidades privadas.

Faculdade de medicina na Irlanda
Após formado, o estudante poderá trabalhar na Irlanda, que possui alta demanda de profissionais da área de saúde.

No que tange a qualidade do ensino, existem muitas universidades excelentes no Brasil e na Irlanda. Já, no que tange a forma de acesso, o processo é menos burocrático no Brasil. Agora, se o candidato possuir dupla cidadania, sendo uma delas europeia, o procedimento e os direitos serão outros, sendo tudo mais fácil e barato.

Leia também:
Graduação na Irlanda: as 5 dúvidas mais frequentes!
Critical skills: melhores áreas para trabalhar na Irlanda

Conclusão

É preciso pesquisar bastante sobre o assunto e se planejar com antecedência para realizar o sonho de cursar a faculdade de medicina na Irlanda!

Agora você já sabe quais são as principais informações que precisa levar em consideração para decidir se vai ou não cursar uma faculdade de medicina na Irlanda! E aí, o que achou da nossa lista? Se ainda tiver dúvidas, manda uma mensagem pra gente! Somos especialistas em ensino superior na Irlanda e podemos te ajudar a traçar o melhor plano para fazer uma faculdade fora do Brasil!

Espero sua mensagem e nos vemos por aí!