Ensino superior

Faculdade de engenharia na Irlanda: principais informações!

Você sabia que a Irlanda possui uma alta carência de profissionais capacitados na área de engenharia? Pois é, e esse é apenas um dos motivos para te motivar a fazer faculdade de engenharia na Irlanda. Abaixo vamos te contar mais sobre o curso e te passar algumas informações para você decidir se vai ou não fazer a faculdade!

Assim como no Brasil, quem vai fazer uma faculdade de engenharia na Irlanda vai se deparar com uma variedade enorme de áreas, como mecânica, eletrônica, civil, automação, produção, química e por aí vai! De acordo com a critical skills list, o país necessita, principalmente, de profissionais nas áreas de elétrica, mecânica e engenharia civil.

Leia também:
Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?

Faculdade de engenharia na Irlanda

O que esperar do curso de engenharia

É um curso integral e nos primeiros dois anos de engenharia o estudante vai ter matérias gerais, independente da área que pretender trabalhar. Assim, terá uma base sólida para decidir qual será sua área de “especialização”.

No final do segundo ano, o estudante precisará escolher entre civil, química, mecânica etc Dessa forma, no terceiro e quarto ano de curso poderá aprofundar-se nas matérias e desenvolver um conhecimento mais profundo da área.

Se escolher engenharia da computação, que é uma área que está crescendo muito em todo mundo, vai estudar sobre os sistemas de computação (desde o início), criptografia e outros tópicos relacionados à segurança, bem como outros assuntos. Poderá optar por estudar 4 anos ou 5 (ideal para quem deseja fazer mestrado).

Nos dois primeiros anos as matérias são gerais e no final do segundo ano o estudante escolhe a área.

Pré-requisitos gerais

Para quem não leu nossos outros posts sobre ensino superior na Irlanda, segue um resumo dos pré-requisitos gerais para fazer faculdade, mestrado ou doutorado no país.

A primeira coisa que qualquer candidato precisa ter é fluência no inglês, sendo comprovada por meio de uma prova de proficiência (IELTS, TOEFL ou outras). A nota mínima exigida vai variar de acordo com a instituição e o curso, podendo ser de 6 a 7. Assim, não adianta querer se candidatar sem saber inglês, pois ele é imprescindível!

Caso você ainda não tenha inglês avançado e queira melhorar o nível antes de fazer a prova de proficiência, aconselhamos que faça um curso de idiomas. Na dúvida, converse com um de nossos especialistas para saber qual é a melhor estratégia de acordo com seu nível de inglês.

Outro pré-requisito básico e muito fácil de ser preenchido é ter a tradução juramentada do diploma do ensino médio, do histórico escolar e de outros cursos que tiver, caso já tenha alguma graduação.

A tradução juramentada servirá para comprovar os conhecimentos adquiridos no Brasil. Diferentemente da tradução comum, ela é feita por tradutores concursados, habilitados pelo estado.

Por fim, outro pré- requisito geral é ter o dinheiro para pagar pelo curso escolhido. Diferentemente do Brasil, para fazer faculdade de engenharia na Irlanda o candidato precisará pagar pelo curso antecipadamente. Pense como um investimento a longo prazo!    

Para cursar uma faculdade na Irlanda é preciso ter conhecimento prévio da língua inglesa, sendo provado através de teste proficiência.

Pré-requisitos específicos

Agora que você já sabe quais são os pré-requisitos gerais, vamos conversar sobre os pré-requisitos específicos para fazer faculdade de engenharia na Irlanda.

Tais exigências podem variar de acordo com a instituição de ensino que você pretender estudar. Assim, algumas exigem que o candidato apresente um certificado em matemática, que poderá H4 Mathematics no Leaving Certificate ou HL 5 Mathematics no International Baccalaureate.

O ideal é acessar o site de cada instituição de ensino para ver os pré-requisitos do curso. Acompanhe com frequência também para não perder as datas de inscrição e envio de documentos.

Mercado de trabalho

No início do post falamos sobre a engenharia de computação, além dela outra área que tem crescido bastante é a da engenharia civil. Se o estudante escolher esta área de atuação poderá iniciar trabalhando como consultor de empresas privadas ou públicas.

O leque de atuação para os engenheiros é tão grande quanto o leque de estudos. O interessante é aproveitar os primeiros dois anos de curso para entender quais são suas melhores habilidades e quais funções poderá desenvolver depois de formado.

É interessante conversar com pessoas que trabalham nas áreas que você tem interesse, bem como estudantes que estão cursando o terceiro e quarto anos.

Assim, você terá a opinião de quem já está vivenciando a experiência para te ajudar a decidir. Mas, lembre-se, o autoconhecimento é fundamental para acertar na escolha da área, pondere a opinião de outros, mas não se esqueça de levar em consideração suas habilidades.

O engenheiro poderá atuar em diversas áreas, como construção civil, computação, elétrica, mecânica etc.

Como citamos nos primeiros parágrafos, várias áreas da engenharia estão na lista de atividades importantes para o desenvolvimento da Irlanda (critical skills list), o que demonstra a extrema necessidade de profissionais capacitados. Isso favorece não só a inserção no mercado de trabalho, mas também a aplicação para o visto de trabalho.

Caso decida atuar no Brasil, o profissional que fizer a faculdade de engenharia na Irlanda terá um diferencial perante aqueles que formarem em universidades brasileiras, visto que ter o diploma europeu diz sobre sua vivência internacional, domínio do inglês e qualidade da educação recebida.

Dessa forma, a conclusão que chegamos é que fazer faculdade de engenharia na Irlanda é uma excelente escolha tanto para quem deseja morar permanentemente no país quanto para quem deseja ficar um tempo e depois voltar para o Brasil.

Leia também:
Cuidados na hora de escolher uma faculdade na Irlanda
Critical skills: melhores áreas para trabalhar na Irlanda

Ainda está com dúvidas sobre como fazer faculdade de engenharia na Irlanda? Manda uma mensagem para nossos consultores! A Vida Learn é especialista em ensino superior na Irlanda e vamos te ajudar a planejar esse sonho! Ah, não esquece de seguir nosso Instagram para ver mais dicas de intercâmbio!

Até mais!