Ensino superior

Faculdade de enfermagem na Irlanda: principais informações.

Se você chegou até aqui, provavelmente, está cogitando fazer faculdade de enfermagem na Irlanda, correto? Se sua resposta foi sim, saiba que nas próximas linhas você vai ler sobre como é o mercado de trabalho no país, o motivo da profissão estar na critical skills list, o que esperar do curso e os pré-requisitos para cursá-lo!

As primeiras coisas que você precisa saber é que o curso de enfermagem é coringa e a demanda por profissionais dessa área é crescente. Dessa forma, ele pode te abrir portas para atuar em várias áreas, sendo que você não terá que necessariamente atuar como enfermeiro. Mas, se desejar trabalhar como enfermeiro poderá escolher entre os mais de 70 hospitais/clínicas do país para fazer carreira. Vamos conversar melhor sobre isso no tópico “mercado de trabalho”.

Leia também:
Faculdade na Irlanda x faculdade no Brasil: prós e contras!
Quanto custa uma faculdade na Irlanda?

Faculdade de enfermagem na Irlanda

O que esperar da faculdade de enfermagem na Irlanda

Os profissionais de enfermagem exercem papel decisivo na prestação de serviços e no cuidado físico e mental dos pacientes. Durante a faculdade os alunos vão aprender sobre os cuidados e as complexidades das doenças e vão precisar se dedicar bastante ao curso, sendo que as aulas são teóricas e práticas.

O curso terá duração de 4 anos ou em alguns casos 4 anos e meio .

Algumas matérias que o estudante vai ver na faculdade de enfermagem na Irlanda são Introdução a Enfermagem; Cuidados gerais de enfermagem ao longo da vida; Ciências biológicas que sustentam a saúde e o bem-estar; Princípios de cuidados de enfermagem de adultos; Cuidados de enfermagem a adultos com saúde alterada; dentre outros. Algumas instituições dão ênfase, também, a parte de midwifery, que seriam as enfermeiras obstetrícias.

O curso terá duração de 4 anos ou em alguns casos 4 anos e meio, sendo que acontece em período integral (full time course).

Antes de se aplicar é interessante saber qual área deseja atuar ou pelo menos ter uma ideia. Assim, você pode focar no tipo de curso específico, quais sejam: General Nursing ou Children’s nursering ou Midwifery. Para isso, converse com alunos do curso e profissionais da área e leia com atenção os programas de cada instituição de ensino.

Pré-requisitos

A princípio para cursar uma faculdade de enfermagem na Irlanda não será necessário cumprir nenhum pré-requisito específico. Contudo, como sempre falamos em nossos posts sobre ensino superior, é preciso analisar o programa de cada instituição de ensino, visto que cada uma tem autonomia para estabelecer esse tipo de assunto.

É essencial ter fluência no inglês, sendo comprovada por meio de nota do IELTS, TOEFL ou outras provas de proficiência

Se você ainda não leu outros posts aqui do blog sobre graduação na Irlanda, pode não saber dos pré-requisitos gerais, que servem para todos os cursos superiores. Por isso, vamos te contar quais são!

O mais importante deles é ter fluência no inglês, sendo comprovada por meio de nota do IELTS, TOEFL ou outras provas de proficiência. Tenha em mente que, não adianta querer se candidatar sem saber inglês, pois ele é imprescindível!

Outro pré-requisito básico é ter a tradução juramentada do diploma do ensino médio, do histórico escolar e de outros cursos que tiver. Além dos documentos, será necessário ter o dinheiro da mensalidade para pagar adiantado o curso. Isso mesmo, você paga e depois estuda, ao contrário do que acontece no Brasil. Caso queira saber valores específicos, mande uma mensagem pra gente!

Mercado de trabalho

Mesmo antes da pandemia, o setor da saúde na Irlanda já era um ponto crítico. Depois de 2020, a demanda por profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos aumentou bastante. A mão de obra especializada é tão escassa que essas profissões estão na última lista de critical skills que o governo divulgou.

Para quem nunca ouviu falar na lista, ela é feita pelo governo irlandês, de acordo com as profissões que são essenciais para o crescimento econômico do país e que necessitam de mão de obra qualificada. Assim, se uma determinada profissão, que é importante para o crescimento econômico do país, não possui mão de obra suficiente para ser preenchida por cidadãos nacionais, o governo a coloca na lista.

Em termos práticos, a profissão estar na critical skills list também vai ajudar o estrangeiro a conseguir o visto de trabalho com mais facilidade e rapidez.

Se quiser procurar vagas de emprego na área, dê uma olhada em sites específicos.

Outro opção a ser considerada é que você não precisará atuar especificamente como enfermeiro. Profissionais que fizeram faculdade de enfermagem na Irlanda podem atuar como cuidador de idosos, por exemplo. Se você não quer trabalhar em hospitais e não deseja realizar procedimentos invasivos, uma boa alternativa é trabalhar como enfermeiro home care. Nesta hipótese, geralmente, você cuidará de um paciente que necessita de cuidados especiais e que não deseja sair de casa para obtê-los.

No que tange a média salarial anual, os enfermeiros recebem algo entre 37.000 a 45.000 euros. Dessa forma, o salário médio mensal seria de 3.000 euros. Contudo, assim como em qualquer profissão, seja no Brasil ou na Irlanda, o salário vai depender de vários fatores, assim é preciso analisar cada vaga especificamente. Para pesquisar mais sobre o assunto, dê uma conferida no site do Health Service Executive.

Se quiser procurar vagas de emprego na área, dê uma olhada em sites específicos, como: o da Lincoln Recruitment Agency Nurse, o Access Nursing  e o Your World Healthcare. Outra boa ideia é pesquisar no Linkedin e deixar seu perfil sempre atualizado. Caso queira, você pode também deixar seu currículo em casas de repouso e clínicas particulares, que sempre estão em busca de profissionais qualificados.

Leia também:
Como entrar na faculdade na Irlanda?
Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?

Conseguimos te ajudar com a decisão de fazer ou não uma faculdade de enfermagem na Irlanda? Se você ainda tiver dúvidas, manda uma mensagem pra gente! Somos especialistas em ensino superior na Irlanda e vamos te ajudar a tornar possível esse sonho!

Até mais!!