Ensino superior

Faculdade de Business na Irlanda: principais informações

Você sabia que a maioria dos estudantes internacionais que pensa em fazer um curso superior acaba escolhendo uma faculdade de business? Os motivos para fazer faculdade de business na Irlanda são simples e vamos falar sobre eles ali embaixo!

Motivos para fazer faculdade de business na Irlanda

Existem vários motivos para você fazer uma faculdade na Irlanda e já falamos sobre eles em um dos nossos posts, se você ainda não leu, dá uma exploradinha no nosso blog, tem muita informação útil e gratuita por aqui!

Mais barata

Geralmente, cursar a faculdade de business na Irlanda é um investimento mais barato do que estudar cursos como medicina e engenharia, que podem ser 2 a 3x mais caros. A graduação é mais rápida, sendo 1 ou 2 anos a menos, dependendo do curso. O que ajuda a deixar o curso mais barato e mais atrativo para os estudantes!

Assim como no Brasil, o valor do curso varia de acordo com a fama da faculdade. Assim, existem aquelas opções mais caras e distantes da realidade da maioria e aquelas com melhor custo x benefício. Para ter uma noção dos valores, em média, você deverá gastar 10 mil euros por ano com o curso.

O investimento para o curso de business é menor do que cursos da área de saúde, como medicina.

Menos burocracia

O processo seletivo para entrar em uma faculdade de business na Irlanda não é tão complicado, o que facilita o acesso de estudantes brasileiros que não tem cidadania europeia. Inclusive, a inscrição pode ser feita online (falaremos mais sobre o assunto no decorrer do post)!

Além disso, a Irlanda tem, aproximadamente, 40 instituições de ensino que ministram o curso de Business. Para ilustrar, temos como opções a Institute of Business and Technology (IBAT), Trinity College (a mais famosa da Irlanda) e a Dorset College Dublin.

 Muitas oportunidades no mercado

Você sabia que a Irlanda é um dos países da União Europeia cuja economia mais cresce?! Ao mesmo tempo, o país enfrenta dificuldade em ter e reter mão de obra qualificada. Por isso, o governo facilita a aplicação para o visto de trabalho de candidatos cuja profissão faça parte da critical skills list, por exemplo.

Assim como acontece no Brasil, a faculdade de business na Irlanda garante ao intercambista formação em um curso coringa. Dessa forma, ao obter um diploma na área de business o estudante poderá se especializar e trabalhar em diversos setores, como marketing, recursos humanos, gestão etc. Isso aumenta suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Leia também:
Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?
Graduação na Irlanda: as 5 dúvidas mais frequentes!

Faculdade de Business na Irlanda

A faculdade de business na Irlanda assemelha-se a faculdade de administração no Brasil. O intercambista que escolher fazer uma faculdade de negócios deverá dedicar de 3 a 4 anos aos estudos, que pode variar de acordo com a universidade escolhida.

Como falamos ali em cima, existem diversas áreas de estudo, sendo as mais populares as de finanças, contabilidade, gestão de negócios e marketing.

Como entrar na faculdade de business

O primeiro passo é analisar se você preenche os requisitos básicos para fazer uma faculdade na Irlanda. Já falamos sobre eles em outros posts, mas vamos falar de novo, pois é imprescindível preenchê-los!

Resumidamente, você precisa ter fluência no inglês, sendo comprovada por meio de uma prova de proficiência (IELTS, preferencialmente). A nota mínima exigida vai variar de acordo com a instituição e o curso, podendo ser de 6 a 7.

Outro pré-requisito básico é ter a tradução juramentada do diploma do ensino médio e do histórico escolar.  

Se você tiver preenchido os requisitos acima pode pesquisar quais as instituições deseja estudar, entrar no site de cada uma e verificar o calendário de inscrições. Cada faculdade tem suas próprias datas, assim é preciso ficar atento a todas. Quando for o momento de realizar a inscrição, via de regra, você poderá fazer online.

Entrar em uma faculdade de business na Irlanda é menos burocrático e mais barato.

Neste momento, é preciso atentar-se para o fato de que o procedimento para cidadão europeu e para cidadão não europeu fazer faculdade de business na Irlanda é diferente.

Quem tiver a cidadania europeia deverá entrar no site da Central Applications Office (CAO) para fazer a inscrição e pagar uma taxa.

Já, o candidato que não tiver cidadania europeia deverá entrar no site de cada instituição de ensino para fazer a inscrição e pagar uma taxa. Além disso, ele deverá apresentar seu passaporte e um documento demonstrando que contratou um seguro saúde.

Ainda, uma diferença que pesa bastante é que o não cidadão deverá pagar integralmente a anuidade do curso antes de começar a estudar. A boa notícia é que muitas instituições de ensino estão criando programas de financiamento para facilitar a entrada de estudantes não europeus.

O que esperar da faculdade de business

Durante o curso o aluno vai aprender sobre as diversas teorias e conceitos da área. Além disso, vai ser capacitado para tomar decisões de acordo com as exigências do mercado moderno.

Após a graduação, se decidir continuar estudando poderá fazer cursos (postgraduate) na área de Accounting, Finance, Advertising, Digital Marketing e outros.

O aluno sairá preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

O fato de ter permissão para trabalhar enquanto faz a faculdade de business na Irlanda dá a oportunidade do estudante já começar a trabalhar na área antes mesmo de finalizar o curso. Esse fato ajuda não só a custear as despesas do dia a dia (moradia, alimentação e transporte), mas também já prepara o aluno para o mercado de trabalho.

Leia também:
Faculdade de medicina na Irlanda: principais informações!
Como entrar na faculdade na Irlanda?

Prontinho! Essas são as principais informações que você precisa saber para fazer uma faculdade de business na Irlanda! Viu como o processo não é tão complicado? Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser receber um orçamento, manda uma mensagem pra gente! Um de nossos especialistas vai te ajudar a tornar realidade esse sonho!

Até mais!