Intercambio

Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?

Estudar e trabalhar na Irlanda é o sonho de milhares de brasileiros, mas muitos deixam de realizá-lo pois acham que é muito caro ou muito complicado. Fazer intercâmbio é um investimento não só profissional, mas pessoal também. Como todo investimento, exige planejamento. Por isso, nas próximas linhas, vamos te contar por onde começar!

A Irlanda é um dos poucos países que dá permissão de trabalho ao intercambista que vai estudar idiomas. Contudo, a primeira coisa que você precisa saber para começar a se planejar é que será preciso ficar um tempo mínimo no país, ou seja, existem regras impostas pelo Governo irlandês para conceder essa permissão.

Dessa forma, a primeira coisa que você precisa decidir é quanto tempo poderá dedicar ao intercâmbio. Se a resposta for menos de 6 meses, infelizmente a opção de estudar e trabalhar na Irlanda não é para você. Caso possua, no mínimo, 6 meses, já dá uma olhadinha nos pré requisitos do intercâmbio.

Pré requisitos para estudar e trabalhar na Irlanda

  • Estar matriculado em curso de inglês, sendo necessário estudar 25 semanas (no mínimo);
  • Comprovar que possui 3.000 euros;
  • Pagar a taxa de solicitação do visto.

Escolher cidade onde vai morar

Agora que você já viu que preenche os pré requisitos básicos que o governo irlandês exige para se aplicar para o visto, pode começar a pensar na cidade que vai morar. As melhores opções de escolas e oportunidades de trabalho estão em Dublin, Cork, Galway e Limerick. Alguns intercambistas preferem estudar e morar nos arredores da capital, em cidades como Bray e Dun Laoghaire, onde o custo de vida é um pouco mais em conta.

Leia também:
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?
7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!

Escolher a escola onde vai estudar

Tão importante quanto decidir a cidade onde vai morar na Irlanda, é decidir a escola que vai estudar. É essencial escolher uma boa escola, o que não quer dizer que precisa escolher algo caro, mas sim que tenha qualidade e boa reputação.

Nós podemos te ajudar com essa etapa, visto que somente trabalhamos com boas instituições de ensino. Mande uma mensagem para nosso time e solicite um orçamento!

Os passos que falamos acima serão dados antes do seu embarque, ainda no Brasil. Aconselhamos que você comece o planejamento com antecedência de, no mínimo, 6 meses. Mas, o ideal mesmo é com 1 ano. Nos próximos itens vamos conversar sobre dois passos para quando você já estiver na Irlanda.

Estudar e trabalhar na Irlanda
Cliffs of Moher, o ponto turístico mais visitado da Irlanda.

Procurar um lugar para morar

Muitos intercambistas já começam a procurar um lugar para morar antes mesmo de embarcar. Isso é interessante, pois você já vai se familiarizar com os bairros e regiões. Contudo, o ideal é, antes do embarque, fechar uma acomodação temporária com a escola ou agência por 1 ou 2 semanas.

Então, quando você estiver na cidade onde vai fazer o intercâmbio, dar mais uma pesquisada sobre as opções de residências permanentes, visitar as que mais te agradarem e, só depois, escolher a melhor para você. Se quiser ler mais a respeito, temos o post “Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda“.

Procurar o primeiro emprego

O brasileiro que for estudar e trabalhar na Irlanda (legalmente) poderá se aplicar para qualquer vaga de emprego. Dependendo da função precisará de treinamento específico, como acontece no Brasil.

Atualmente, o governo irlandês permite que o estudante trabalhe 20 horas semanais. Nos meses de junho, julho, agosto e setembro o intercambista tem permissão para trabalhar 40h por semana.

Empregos que não exigem conhecimento específico

O mais comum, pelo menos no início, é que o intercambista trabalhe em alguma função no setor de serviços. Muitos estudantes conseguem o primeiro emprego como garçom/garçonete, recepcionista, bartender, atendente de loja…

Assim, mesmo que você tenha feito uma faculdade no Brasil, será um pouco complicado chegar na Irlanda e já conseguir emprego na sua área. É importante ir com a cabeça aberta, não ter preconceitos e lembrar que toda experiência será válida. Por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma das funções que citamos acima terá a oportunidade de conhecer muita gente e praticar bastante o inglês.

A medida que for criando sua rede de contatos e melhorando seu inglês você poderá mudar de emprego e tentar algo na sua área de formação. Dessa forma, fique ligado nas oportunidades que aparecerão!

Empregos que exigem formação superior

Apesar de não ser comum, é possível conseguir o primeiro emprego na área de formação. Dependendo da profissão pode ser um pouco mais complicado, como no caso de médicos. Antes de embarcar, já veja quais documentos são necessários para exercer sua profissão na Irlanda.

Porém, neste caso, provavelmente seu nível de inglês precisará ser razoável, visto que dependendo da profissão um erro de comunicação poderá ser muito prejudicial. Mais uma vez, podemos citar o exemplo dos profissionais da saúde.

A dica aqui é dar uma olhadinha na critical skills list, que é uma lista feita pelo governo irlandês, de acordo com as profissões que são essenciais para o crescimento econômico do país e que necessitam de mão de obra qualificada. Atualmente, profissões na área de tecnologia de informação, negócios e finanças estão na lista!

Outra possibilidade para quem deseja estudar e trabalhar na Irlanda é fazer uma faculdade (graduação, mestrado ou doutorado). Essa opção é indicada para aqueles que já possuem um nível de inglês avançado. Se esse é o seu caso, dá uma olhadinha nos posts que já fizemos sobre o assunto! Pode começar lendo o “Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?“.

Pessoas trabalhando no computador

Leia também:
Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?
Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?

Prontinho, agora você já sabe como começar a se planejar para ir estudar e trabalhar na Irlanda! Achou complicado ou ainda tem alguma dúvida? Nós, da Vida Learn, temos um time de consultores para te ajudar nessa etapa do intercâmbio. Manda uma mensagem para nós e vamos juntos tirar esse sonho do papel!

Nos vemos na Irlanda!