Intercambio

Estudar e trabalhar na Irlanda: como escolher a cidade ideal?

Estudar e trabalhar na Irlanda é seu sonho, mas você não sabe qual cidade escolher? Sabemos que tem muitas opções, por isso fizemos esse post! Nas próximas linhas vamos falar um pouco sobre 9 cidades que podem ser interessantes para você morar durante seu intercâmbio na Irlanda!

Nós orientamos os vidalearners (modo carinhoso que chamamos nossos alunos) a fazer uma reflexão pessoal antes de escolher a cidade que vão estudar e trabalhar na Irlanda. Essa é uma decisão importante, que vai afetar a forma como você vai viver a experiência do intercâmbio, visto que precisará morar lá por, no mínimo, 6 meses.

Dessa forma, pense sobre como é o seu estilo de vida e seus objetivos com o intercâmbio. Você gosta de morar no interior ou prefere cidades maiores? Faz questão de qualidade de vida ou economia? Gostaria de ter um contato mais profundo com a cultura irlandesa? Quer tentar trabalhar em alguma empresa/área específica? Tem a intenção de renovar o intercâmbio e ficar mais tempo ou, a princípio, vai ser uma experiência de 6 a 8 meses somente?

Respondendo as perguntas acima você já vai conseguir eliminar algumas cidades da lista de destinos para estudar e trabalhar na Irlanda. Mas, se após ler o post ainda estiver com dúvidas, manda uma mensagem pra nós, combinado?

Leia também:
Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?

Cidades para estudar e trabalhar na Irlanda

A lista abaixo está em uma ordem aleatória. Lembre-se que a cidade que proporcionou uma ótima experiência para seu amigo pode não ser tão boa para você. Cada experiência é única!

Dublin

É a capital e maior cidade do país, mas isso você já sabe! O que você pode não saber sobre Dublin é que a cidade possui hoje um grande número de estrangeiros morando e trabalhando lá. O que isso quer dizer? Que a capital possui muitas oportunidades de emprego, mas que também haverá mais concorrência na hora de tentar uma colocação no mercado de trabalho.

Outro ponto a ser analisado é que em Dublin você terá mais opções de escolas do que nas cidades do interior. Na prática, isso faz com que os preços dos cursos de inglês na capital sejam melhores, mas não é uma regra, é o que geralmente acontece.

Caso você esteja pensando em viajar para outros países da Europa durante o tempo que estiver estudando, saiba que Dublin possui aeroporto internacional. Dele saem voos da companhia Ryanair, que é uma low cost que oferece voos baratos para diversos destinos do continente.

Cork

É a segunda cidade mais populosa e uma ótima opção para quem deseja estudar e trabalhar na Irlanda, principalmente para quem é da área de tecnologia. Por quê? Pois a cidade é sede de empresas como a Dell, Facebook, Motorola e Apple.

Apesar de ser uma cidade do interior, o intercambista terá muitas opções de lazer também. Assim, é uma boa escolha para quem não quer morar na capital e deseja ter um contato mais profundo com a cultura irlandesa.

Cork é uma das opções para estudar e trabalhar na Irlanda.

Limerick

Limerick está localizada entre as duas maiores cidades da Irlanda. O intercambista que escolher estudar e trabalhar lá estará a 200km de Dublin e a 100km de Cork. A cidade em si é mais pacata, com jeito de interior, mas conta com boas opções de escolas e oportunidades de emprego no comércio local e setor agrícola.

Outro ponto positivo é que o custo de vida em Limerick é mais baixo, se comparado a capital, por exemplo. Assim, a cidade é uma boa escolha para quem procura um destino pacato para estudar e trabalhar na Irlanda e, também, com custo de vida mais em conta.

Galway

Galway é uma cidade universitária, que tem fama de ser o centro cultural irlandês! Está entre as cidades mais visitadas do país e uma das melhores opções para estudar e trabalhar na Irlanda!

Ela não é grande como Dublin, mas não é pequena como Bray ou Malahide. Possui várias opções de escolas com qualidade e preços atrativos. Por ser uma cidade turística possui boas oportunidades de emprego. Assim, é uma boa escolha para quem deseja ter um contato maior com a cultura irlandesa, mas não quer morar em uma cidade muito pequena.

Estudar e trabalhar na Irlanda
Cliffs of Moher, o ponto turístico mais visitado da Irlanda.

Bray

É uma cidade litorânea, que está localizada bem perto de Dublin, tanto que muitas pessoas a consideram um bairro da capital. Bray possui algumas opções de escolas e um ritmo de vida mais pacato, porém com acesso fácil e rápido a Dublin.

Por isso, é uma ótima opção para os intercambistas que não desejam morar na capital, mas bem perto dela.

Waterford

É conhecida como a cidade mais ensolarada da Irlanda!

Ela não fica tão próxima a Dublin, sendo que dista 170km da capital, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, depende do ponto de vista. É vantajoso pois possui custo de vida mais em conta e desvantajoso pois o acesso a capital é menos rápido.

É uma ótima opção para quem deseja estudar e trabalhar em uma cidade mais irlandesa e ter mais contato com a cultura.

Drogheda

Drogheda está situada a 50km de Dublin e é uma típica cidade do interior. Ela ainda não é um destino muito popular entre os estudantes brasileiros, sendo uma ótima opção para quem deseja ter uma imersão cultural maior.

Malahide

Uma das grandes vantagens de Malahide é que não é um destino muito procurado por brasileiros, ou seja, quem morar lá poderá ter mais contato com a cultura irlandesa. Em contrapartida, se quiser opções de lazer à noite precisará se deslocar até a capital.

A boa notícia é que Malahide está localizada a, aproximadamente, 16km da capital, sendo que a distância entre as duas cidades pode ser percorrida usando o transporte público.

estudar e trabalhar na Irlanda

Dun Laoghaire

Assim como Bray, Dun Laoghaire também está localizada bem perto de Dublin. É uma cidade pequena, com população de, aproximadamente, 27.000 habitantes. Apesar da cidade possuir opções de escolas e oferta de empregos, várias pessoas que moram em Dun Laoghaire estudam e trabalham na capital.

É uma boa opção para os intercambistas que desejam estudar e trabalhar na Irlanda, porém não querem morar em Dublin.

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?
Quanto custa um intercâmbio na Irlanda?

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobres as 9 cidades mais legais para estudar e trabalhar na Irlanda! Conseguiu escolher alguma delas ou ainda está dividido? Manda uma mensagem pra gente e conversa um pouco com um de nossos consultores, certeza que poderemos te ajudar a decidir!

Até o próximo post!