Entre em

Contato

Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?

Cursar o ensino superior na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros, principalmente daqueles que já falam inglês. Assim como todos os tipos de intercâmbio ou projetos de médio e longo prazos, é preciso fazer um planejamento redondinho para evitar perrengues e gastos desnecessários! Por isso, fizemos esse post com algumas informações para iniciar o planejamento!

Antes de compartilhar as informações para te ajudar a planejar seu intercâmbio de ensino superior na Irlanda, é preciso deixar claro que os pré-requisitos e regras são diferentes para estudantes europeus e para não-europeus. Nas próximas linhas vamos falar sobre estudantes brasileiros que não tem cidadania europeia, ok?

Ensino superior na Irlanda

Primeiramente, vale a pena citar que o ensino superior na Irlanda engloba vários tipos de curso. Assim, antes de falar sobre os pré-requisitos, vamos falar sobre os tipos de curso disponíveis.

Tipos de curso para ensino superior na Irlanda

Para quem não sabe, a sigla NFQ significa National Framework of Qualifications. O NFQ é um sistema que categoriza em 10 níveis os tipos de cursos.

  • Certificates (NFQ levels 1 to 6) – são os certificados, inlcuindo o junior, leaving e o higher.
  • Ordinary Bachelor Degree (NFQ Level 7) – o programa dura 3 anos e no final o estudante receberá um diploma de bacharelado.
  • Higher Diploma (NFQ Level 8) – conhecido como diploma superior, ele pode ser feito após receber o diploma de bacharelado. O curso tem duração de 1 ano e, para muitos, equivale a uma pós-graduação.
  • Postgraduate Diploma Masters Degree (NFQ Level 9) – ao final do curso o estudante poderá obter um diploma de pós-graduação ou mestrado. O tipo de diploma dependerá da duração do curso (entre 1 a 3 anos) e da tese defendida.
  • Doctoral Degree (NFQ Level 10) – equivale ao nosso doutorado, sendo que a duração do curso é de 4 anos.
tipos de visto para a Irlanda
Trinity College, a faculdade mais famosa do país.

Leia também:
– Quanto custa um intercâmbio na Irlanda?
– Dicas para aprimorar o inglês antes do intercâmbio

Pré-requisitos para cursar faculdade na Irlanda

O estudante estrangeiro, ou seja, aquele que não possui cidadania irlandesa ou europeia, precisará preencher os seguintes pré-requisitos:

  • cópia do passaporte

O passaporte válido é o documento obrigatório para qualquer brasileiro entrar na Irlanda. Antes de iniciar os estudos, o intercambista precisará se aplicar para o visto e para isso precisará de ter uma cópia do passaporte.

  • visto de estudante

É o tipo de visto mais adequado para os estudantes que pretendem fazer o ensino superior na Irlanda. Os pré-requisitos são passaporte válido, carta da instituição de ensino, seguro-saúde, comprovante de residência (não pode ser o endereço de residência estudantil ou hotel) e garantia dos 3 mil euros (que servem para comprovar que o solicitante tem meios de se manter no país por um determinado tempo).

O estudante entrará no país como turista e após juntar todos os documentos citados acima deverá agendar horário na imigração para fazer a aplicação do visto.

  • proficiência em inglês

Para cursar o ensino superior na Irlanda é essencial que o estudante saiba o idiomal local, ou seja, é preciso falar inglês. As instituições exigem a apresentação do certificado de proficiência em inglês, que pode ser o TOEFL ou IELTS (International English Language Testing System).

O TOEFL é mais popular entre universidades da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), mas algumas instituições da Irlanda também aceitam esse exame, sendo o TOEFL iBT (internet-based test) o tipo mais pedido. Já, o IELTS é mais voltado para quem pretende ter uma vida acadêmica na Europa, sendo melhor aceito na Irlanda.

O nível de inglês pode variar de acordo com a universidade, mas geralmente é exigido nível B2 (Upper Intermediate) ou C1 (advanced). A dica é pesquisar antecipadamente qual o nível de inglês e a nota exigida no exame pela universidade.

Se você não fala inglês ou só fala o básico, será preciso fazer um curso de idiomas antes de se aplicar para fazer o ensino superior na Irlanda. Neste caso, nossa dica é que você faça o curso lá mesmo, pois além de aprender mais rápido, já começará a se adaptar com a cultura etc

graduação ensino superior na Irlanda
Cerimônia de graduação de ensino superior na Irlanda.
  • tradução juramentada do diploma e histórico escolar

As instituições exigem que o candidato apresente tradução juramentada do diploma do ensino médio, graduação ou pós-graduação. Além disso, é preciso traduzir também o histórico escolar.

Na hipótese do aluno só ter o ensino médio, ele precisará cursar o Foundation Year antes de iniciar o curso na faculdade. O FY tem duração de 1 ano, será cursado na própria instituição que o aluno pretende fazer o ensino superior e serve para prepará-lo para a universidade.

  • seguro-saúde

O seguro-saúde governamental ou privado é obrigatório para os brasileiros que pretendem se aplicar para o visto de estudante. Ele pode ser adquirido por meio da própria instituição de ensino ou através de empresa privadas (seguradoras).

Regras das universidades

As regras para cursar o ensino superior na Irlanda, bem como o processo seletivo vai variar de acordo com a instituição. Assim, é importante prestar bastante atenção na hora de escolher a universidade. Além disso, é preciso ficar atento aos prazos, pois cada instituição possui datas específicas e própias para início e término do processo seletivo.

ensino superior na Irlanda
Modelo de sala de aula das universidades.

Via de regra, as inscrições são feitas online. As universidades pedem que o candidato envie os documentos e pague uma taxa de inscrição, que geralmente não ultrapassa os 70 euros. É comum as instituições pedirem que os candidatos enviem, no mínimo, uma carta de recomendação, mas a quantidade vai variar de universidade para universidade.

Leia também:
– Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?
– Intercâmbio em Londres ou Dublin: qual é o melhor destino?

Agora você já sabe o que é preciso para cursar o ensino superior na Irlanda! Se quiser saber mais detalhes sobre as instituições que são nossas parceiras e os valores dos programas, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores! Nosso desejo é te ajudar a tirar do papel esse sonho e viver uma experiência incrível na Irlanda!

Até o próximo post!

Leave a Replay

Vem ser um

#vidalearner

Você também!