É a capital de Malta e está localizada na costa leste da ilha. Malta começou a ser ocupada em 1530 pelos Cavalheiros de São João, mas Valletta nasceu somente após 1565, com o fim da guerra com os turcos. A cidade possui centenas de monumentos históricos e é Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO.

No que tange a gastronomia, o estilo dominante é o mediterrâneo, sendo que os frutos do mar são bastante populares por lá, visto a proximidade do mar e facilidade de obter produtos frescos. Porém, como esteve sob o domínio britânico até 1964, ela ainda possui muita influência da cultura inglesa.

Apesar de ser a capital, Valletta não é a cidade mais agitada da Ilha, nem a mais populosa. Contudo, isso não quer dizer que não oferece opções culturais para quem decidir fazer intercâmbio por lá. Ela possui vários pubs, restaurantes, monumentos históricos e ruazinhas charmosas.

E, como a República de Malta é um país pequeno, Valletta está localizada a poucos quilômetros das cidades mais movimentadas, como St Julians e Sliema.