Ensino superior

Cuidados na hora de escolher uma faculdade na Irlanda

A Irlanda possui dezenas de instituições de ensino, sendo que cada uma tem suas vantagens e desvantagens, suas particularidades. Para escolher uma opção de qualidade e que melhor se encaixa nos seus objetivos é importante ter alguns cuidados na hora de pesquisar e selecionar uma faculdade na Irlanda! Vem com a gente para descobrir quais são esses cuidados!

Fazer faculdade é um investimento de tempo e dinheiro, duas coisas que ninguém gosta de desperdiçar, correto?! Apesar do processo seletivo para entrar na faculdade na Irlanda ser diferente do Brasil, a etapa que antecede a entrada, ou seja, a escolha da instituição e do curso segue o mesmo procedimento e deve ser amparada por muita pesquisa.

Pronto para ler os principais cuidados que você precisará ter quando for escolher sua faculdade na Irlanda?

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?
Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?

Cuidados para escolher uma faculdade na Irlanda

Saiba que a decisão mais difícil você já tomou, que é a de fazer uma graduação fora do seu país! Agora, basta seguir nossas dicas e tudo vai dar certo!

faculdade na Irlanda
Use o Google para iniciar suas pesquisas sobre a faculdade na Irlanda. Se possível, busque por informações em inglês e português.

Pesquise sobre a instituição de ensino

Aqui é importante não prestar atenção somente na fama e nome da instituição, mas pesquisar um pouco mais sobre ela. É claro que, se estivermos falando da Trinity College, por exemplo, essa “regra” não se aplica, visto que é uma instituição mundialmente reconhecida.

A Irlanda possui várias instituições pequenas, que não são muito conhecidas fora do país. Mas, isso não significa que são ruins. Por isso, é preciso pesquisar sobre os cursos que são ministrados lá, ver se estão em alguma lista negativa do Governo irlandês etc.

Para ilustrar, a Vida Learn possui parceria com a Dorset College, DBS (Dublin Business School), Independent College e UT-Dublin. Todas instituições renomadas e com reputação sólida na Ilha Esmeralda. A Dorset, por exemplo, possui sede em Dublin e foi fundada em 1983, ou seja, está há mais de 37 anos formando profissionais no país.

Fachada da Dorset College, uma faculdade privada, localizada em Dublin. Foto: Google.

Converse com quem já estudou na instituição

A boa e velha indicação! Nada melhor do que conversar com pessoas que fazem ou já fizeram faculdade na Irlanda para saber quais instituições são boas. Existem vários grupos na internet onde as pessoas trocam informações a respeito das faculdades e dos cursos, dá uma pesquisada aí e você vai encontrar.

Para essa dica dar certo é preciso colher depoimentos de mais de uma pessoa, combinado? Uma opinião é muito pouco para julgar a qualidade, ainda mais se for de alguém que você não conhece bem. Procure conversar com ex-alunos do curso que você pretende estudar, assim a pesquisa será mais assertiva.

faculdade na Irlanda
Conversar com pessoas que já estão na Irlanda a mais tempo é uma ótima forma de descobrir mais informações sobre determinada instituição.

Escolha uma agência que tenha base na Irlanda

Outra dica valiosa é escolher uma agência que tenha base na Irlanda. Por quê? Simples, se algo der errado e você precisar do suporte da agência a empresa que estiver no país vai poder te auxiliar melhor.

Para exemplificar, uma coisa que parece boba, mas que na prática faz a diferença, é a questão do fuso horário. Os funcionários da agência com base no Brasil trabalham em outro fuso horário e pode ser que eles não estejam disponíveis no horário comercial da Irlanda.

As agências que possuem base na Irlanda podem, também, ter informações mais precisas a respeito das instituições, visto que estando ali perto podem ter acesso a coisas “pequenas” que não chegam ao Brasil.

Mas, muita calma nessa hora! Não estamos dizendo que é para você confiar em qualquer agência só pelo fato dela ter base na Irlanda. Pesquise sobre a agência, assim como vai pesquisar sobre a instituição de ensino. Se quiser saber um pouco mais sobre a Vida Learn e quem já fez intercâmbio com a gente, clica aqui.

Analise a grade curricular do curso desejado

Ao analisar o currículo do curso você poderá ter uma noção melhor do que vai aprender e, assim, alinhar suas expectativas.

Por exemplo, em um curso voltado para Marketing Digital o aluno terá matérias como estratégias de marketing digital, email marketing, inbound marketing etc. Já, no curso de Animação e Design de Jogos o estudante terá matérias como princípios da animação, introdução ao design de jogos etc Ambos são ótimas opções de cursos para quem deseja trabalhar online, porém cada um tem sua funcionalidade e, na prática, não são parecidos.

Sala de aula
Veja quais matérias você vai estudar e alinhe suas expectativas.

Com relação a escolha do curso, outra dica interessante é analisar como está o mercado de trabalho para determinada profissão. Pesquise sobre as oportunidades na Irlanda e no Brasil, veja se após terminar o curso você terá boas opções para seguir!

Não sei se você sabe, mas já falamos em outros posts sobre a critical skills list, que é uma lista elaborada pelo governo irlandês e que contém profissões que são extremamente importantes para o desenvolvimento do país e que não possuem mão de obra suficiente, sendo que elas podem ser ocupadas por profissionais estrangeiros.

Analisando a lista é possível ter uma ideia de como está o mercado na Irlanda. Se quiser conferir os posts específicos sobre o tema, pode comecar pelo “Perguntas e respostas sobre a lista de critical skills da Irlanda“. Fique ligado, também, nas notícias da sua área de atuação.

Leia também:
Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!
Como entrar na faculdade na Irlanda?

Agora você já sabe quais os principais cuidados precisa ter quando for escolher uma faculdade na Irlanda! A Vida Learn é especialista em ensino superior na Irlanda e se você quiser conversar um pouco sobre seus planos para estudar lá, manda uma mensagem pra gente! Nossos consultores vão te ajudar da melhor forma possível!

Nos vemos pelo mundo!