Ensino superior

Critical skills: melhores áreas para trabalhar na Irlanda

A Irlanda é o destino favorito de muitos estrangeiros que desejam estudar e trabalhar fora do Brasil, sendo que a grande maioria escolhe o país para fazer um curso de idiomas. Após a conclusão do mesmo, é comum o intercambista decidir continuar morando na Europa. Se esse for o seu caso, dá uma conferida na lista com as critical skills, as melhores áreas para trabalhar na Irlanda!

Porém, antes de te contar as melhores áreas para trabalhar na Irlanda quero te explicar que existem vários tipos de intercâmbio para o país, sendo o mais comum o de estudo mais trabalho (tanto para aprender o idioma, quanto para se especializar em uma profissão). Te aconselho pensar bem sobre seus objetivos para escolher o melhor para seu perfil.

Se você já domina o inglês e tem formação em uma das áreas do critical skills, por exemplo, seu intercâmbio vai ser diferente do indicado para uma pessoa que precisa aprender o idioma ou que não tem habilidades que estão em falta no país.

Uma sacada interessante é, por exemplo, fazer um curso de ensino superior na Irlanda voltado para uma das profissões que estão na lista de critical skills. Dessa forma, o estudante terá acesso a um dos melhores ensinos do mundo e a oportunidade de trabalhar enquanto estuda. Se, após algum tempo na Irlanda, ele decidir voltar para o Brasil terá no curriculo uma formação internacional que, com certeza, o colocará na frente dos outros candidatos.

Agora que você já sabe mais ou menos qual é seu perfil, é o momento de entender o que é a lista de critical skills. Essa lista é feita pelo governo irlandês, de acordo com as profissões que são essenciais para o crescimento econômico do país e que necessitam de mão de obra qualificada.

Assim, se uma determinada profissão, que é importante para o crescimento econômico do país, não possui mão de obra suficiente para ser preenchida por cidadãos nacionais, o governo a coloca na lista. Contudo, a lista não é imutável, e as melhores áreas para trabalhar na Irlanda podem mudar.

Melhores áreas para trabalhar na Irlanda
Profissionais da área de marketing digital e TI estão em falta no mercado irlandês.

Ao colocar determinada profissão na lista o governo facilita a aplicação do visto dos trabalhadores que possuem certas habilidades. Dessa forma, o país “ganha” mão de obra qualificada e o estrangeiro “ganha” uma chance de prosperar no mercado irlandês.

Leia também:
8 motivos para cursar ensino superior na Irlanda após o curso de idiomas
Como entrar na faculdade na Irlanda?

Melhores áreas para trabalhar na Irlanda

Como já dissemos ali em cima, a lista muda. Geralmente, o governo costuma atualizá-la anualmente, por isso é interessante você ficar de olho nela para saber quais são as melhores áreas para trabalhar na Irlanda no período que pretender se aplicar para o visto de trabalho.

Vamos à lista com as melhores áreas para trabalhar na Irlanda?

Tecnologia da informação (TI)

Várias empresas multinacionais da área estão localizadas em solo irlandês. Para ilustrar, podemos citar o Google, o Facebook, a Amazon, dentre outras. Essas empresas estão sempre em busca de profissionais e a mão de obra estrangeira é vista como diferencial, pois os profissionais além de terem a qualificação específica, são bilíngues.

Assim, independente da área pretendida, é importantíssimo ter um ótimo nível de inglês e quanto mais qualificado for o profissional, mais chances terá de conseguir um bom emprego. Se você tiver facilidade para lidar com áreas de  desenvolvimento de aplicativos, análise de dados, desenvolvimento de software, dentre outras é interessante buscar se especializar (caso ainda não tenha formação específica), visto que tal formação está em alta no mercado irlandês.

Melhores áreas para trabalhar na Irlanda
Empresas multinacionais buscam profissionais qualificados para trabalhar em diversas funções.

Área da saúde

Na lista de melhores áreas para trabalhar na Irlanda não poderia faltar a área de saúde, com destaque para profissionais de enfermagem, médicos e farmacêuticos. Não é tão simples quanto para áreas de negócios e tecnologia da informação, mas vale muito a pena em termos financeiros.

Constam da critical skills também os paramédicos, as parteiras, radiologistas e profissionais especializados em próteses e órteses.

Engenharia – melhores áreas para trabalhar na Irlanda

Dentro do curso de engenharia o intercambista terá várias opções, assim como acontece no Brasil. De um modo geral, a busca por profissionais qualificados é grande, sendo que o destaque vai para os engenheiros elétricos, civis e mecânicos.

Melhores áreas para trabalhar na Irlanda
Empregos na área de engenharia possuem demanda alta na Irlanda.

Constam também na lista da critical skills que começou a valer em 1 de janeiro de 2020, os engenheiros químicos, os de automação. Ainda na área de construção, profissionais da área de arquitetura também estão na lista, bem como engenheiros do setor de quality control e quality assurance. 

Negócios e finanças

Outra área que está em alta é a do setor de finanças e negócios. Dessa forma, tem destaque na lista de melhores áreas para trabalhar na Irlanda profissionais que são consultores financeiros, contadores, analistas de inteligência de negócios.

Inclusive, os cursos de ensino superior da área de business são os mais buscados por brasileiros. Isso acontece pois, além de ser financeiramente mais acessível, ele é um dos menos burocráticos, sendo que conta com um processo seletivo menos complicado e é ofertado por várias instituições de ensino na Irlanda.

Artes

Para fechar a lista de melhores áreas para trabalhar na Irlanda de acordo com a última publicação da critical skills, temos os profissionais especializados na área de animação 2D e 3D (com experiência de no mínimo 1 ano na função), como diretores de arte.

Leia também:
Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?

Agora você já sabe quais são as melhores áreas para trabalhar na Irlanda e pode se planejar bem para prosperar no país! Como o assunto é muito extenso, vamos fazer outros posts abordando mais detalhes sobre ele. Por enquanto, se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, nos mande uma mensagem, pois temos um time com consultores experientes que vão te auxiliar da melhor forma possível!

Até mais!