Dica

Como se deslocar na Irlanda: ônibus, LUAS, DART e carro.

Viajar a turismo e morar na Irlanda são duas experiências muito diferentes! Ao ficar poucos dias você, provavelmente, não vai utilizar o transporte público. Mas, se estiver indo para fazer intercâmbio e ficar mais tempo, com certeza vai precisar aprender como se deslocar na Irlanda usando o LUAS ou o ônibus. Quer aprender? Nas próximas linhas a gente vai te ensinar!

No início você poderá ter alguma dificuldade e isso é super natural! Só o fato de ir morar em um lugar novo já é um desafio, acrescente aí o fato da língua ser diferente e o sentido de circulação dos veículos ser mão inglesa… mas, tenha paciência que você vai ser acostumar rapidinho com todas as novidades!

Prontxs para aprender como se deslocar na Irlanda?

Como se deslocar na Irlanda

Existem várias opções de transporte público, mas dependendo de onde você morar será possível caminhar ou se deslocar pedalando, por exemplo. Caso escolha pedalar, você pdoerá comprar uma bicicleta ou usar auquelas alugadas (que são coletivas). Abaixo, vamos te contar como se deslocar na Irlanda usando os principais transportes terrestres, combinado?!

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: como escolher a cidade ideal?
Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?

Ônibus

Os ônibus são uma ótima alternativa para se deslocar, principalmente se a cidade que você morar não tiver outras opções de transporte público disponíveis. Em Dublin, eles tem dois andares, são adaptados para cadeirantes e disponibilizam wifi para os passageiros. Inclusive, existe uma linha que liga o aeroporto ao Centro, dispensando a necessidade de contratação de transfer ao chegar na cidade.

Esses são os típicos ônibus de Londres. Em Dublin eles são amarelos.

Como usar: basicamente funcionam como no Brasil, porém são mais eficientes. Vá até a parada de ônibus mais próxima, verifique no painel quanto tempo vai demorar para passar a linha que deseja e aguarde. Ao embarcar no ônibus você verá que o próprio motorista é o cobrador e o valor da sua passagem vai variar de acordo com a distância que vai percorrer. Quando chegar perto do ponto que deseja descer é só dar o sinal e pronto!

Valor: como disse ali em cima, o valor vai depender, sendo a partir de 1,55 euros, em Dublin. De um modo geral, é a forma mais barata de se deslocar usando o transporte público. Em Dublin, por exemplo, a tarifa mais cara não pode ultrapassar 3,30 euros.

O motorista aceita dinheiro (moedas) como forma de pagamento ou o Leap Card (que é o cartão pré-pago de transporte). Se você for fazer seu intercâmbio em Dublin, o ideal é ter um Leap Card, pois as tarifas são mais baratas se você utilizá-lo, sendo aproximadamente 30% mais baixo o valor.

A melhor forma de planejar como se deslocar na Irlanda usando o ônibus é utilizando o Transport for Ireland’s journey planner ou o Moovit.

LUAS

É uma espécie de metrô de superfície ou bonde elétrico, muito parecido com o VLT do Rio de Janeiro.

Como usar: em Dublin, ele é dividido em duas linhas, a verde e a vermelha, sendo que elas cobrem 8 zonas da cidade. Ache a parada mais perto de você, antes de entrar no LUAS passe seu Leap Card no totem que está na estação. Ao descer, passe novamente no totem da estação de desembarque. É assim que eles calculam o valor gasto. Não existe um cobrador, mas algum fiscal pode te abordar caso suspeite de irregularidade.

O LUAS é umas das opções de como se deslocar na Irlanda.

Valor: varia de acordo com as zonas percorridas. As tarifas são a partir de 1,54 euros (para deslocar em um zona e pagando com o Leap Card) ou 2,10 (se não tiver o Leap Card). Já, o valor máximo é 3,20 euros (sem o cartão de transporte). Existe um cartão diário, nele o usuário paga 7 euros para andar ilimitado.

Interessante destacar que, assim como no Brasil, crianças viajam de graça. No caso do LUAS, crianças de 0 a 4 anos não precisam pagar passagem.

DART

DART significa Dublin Area Rapid Transport e é um trem tradicional que liga várias cidades da Irlanda, como Bray, Malahide e Killaney.

Assim como o Luas e o ônibus não tem uma tarifa certa, sendo que ela varia de acordo com o deslocamento. É a forma mais cara de se deslocar na Irlanda usando o transporte público. A grande vantagem é a rapidez no deslocamento, visto que o usuário do DART não está sujeito aos engarrafamentos, por exemplo.

Carro

A primeira coisa que você precisa saber sobre como se deslocar na Irlanda usando um carro é que na Irlanda o sentido de circulação dos veículos é diferente do Brasil. Assim como na Inglaterra e Escócia, o lado correto dos carros trafegarem e dos motoristas conduzirem os veículos é contrário ao que estamos acostumados no Brasil.

Isso afeta não só os motoristas, mas também os pedestres, que precisam ficar mais atentos ao atravessar as ruas para olhar para o lado correto.

No início, você possivelmente vai procurar o câmbio do lado errado, dar a seta quando quiser acionar o limpador de parabrisas ou até mesmo trafegar na pista errada. Mas, não se preocupe, pois dirigir na mão inglesa não é difícil, só requer um pouco de paciência e atenção para se acostumar.

A mão inglesa é estranha no início, mas com o tempo você vai se acostumar a ver os carros do lado “errado”.

Sobre a necessidade da Permissão Internacional para Dirigir, na Irlanda é possível dirigir usando a CNH brasileira. Assim, a PID não é obrigatória.

Leia também:
Quanto custa viver em Dublin: gastos com moradia, alimentação e transporte!
7 fatos sobre a Irlanda que vão te ajudar na hora de contratar o intercâmbio

E aí, conseguiu aprender como se deslocar na Irlanda? Qual forma de transporte achou mais prática? Agora que você já sabe a teoria, está na hora de colocar em prática! Se tiver alguma dúvida, manda mensagem pra gente lá no Instagram!

Nos vemos na Irlanda!