Ensino superior

Como funciona o sistema educacional irlandês: da escola até o doutorado!


Você sabia que o sistema educacional irlandês é diferente do sistema educacional brasileiro? A princípio poderá parecer complicado, mas vamos te ajudar com um resumo bem fácil! Nas próximas linhas você verá como funciona o sistema educacional irlandês e, também, o sistema de qualificação oficial (NFQ), que é importante para quem deseja cursar ensino superior no país.

Antes de falarmos sobre como funciona o sistema educacional irlandês, é interessante destacar que a Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) elegeu o sistema da Irlanda como um dos melhores do mundo, estando na frente de Estados Unidos e Reino Unido. Assim, ao decidir fazer um curso de ensino superior no país você estará investindo em uma educação de qualidade.

Como funciona o sistema educacional irlandês

A primeira diferença que você precisa saber é que na Irlanda o ensino é obrigatório dos 6 aos 16 anos (ou até que o adolescente complete 3 anos de ensino secundário). Já, no Brasil, segundo a Constituição Federal (artigo 208, inciso I) a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos, sendo que a pré-escola é oferecida às crianças de 4 e 5 anos e o ensino fundamental a partir dos 6 anos.

Como funciona o sistema educacional irlandês
A educação básica é obrigatória a partir dos 6 anos até os 16 anos.

Ensino primário na Irlanda

É formado pela pré-escola e escola primária. Como dito acima, a pré-escola é obrigatória a partir do 6 anos. Já, a escola primária deve ser concluída até os 12 anos.

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?
Faculdade x curso de idiomas: qual escolher?

Ensino secundário

É formado por dois ciclos, o júnior e o sênior. O ciclo junior inicia-se aos 12 anos e dura 3 anos, sendo que no final o aluno precisa fazer um exame, o Junior Certificate. Já, o ciclo sênior, começa ao 15 anos e vai até os 18, sendo que pode durar 2 ou 3 anos (dependerá se o aluno pretende ou não fazer o transitional year, que é opcional, mas aconselhável).

Terceiro nível

Aqui estão os cursos de ensino superior, que são: Ordinary Bachelor Degree (bacharelado); Higher Diploma (diploma superior); Postgraduate Diploma Masters Degree (mestrado); Doctoral Degree (doutorado).

Os cursos de bacharelado podem durar de 3 a 5 anos, a depender da área de formação. Os estudantes podem escolher entre o diploma geral (graduação comum), o diploma com honras (graduação com mais créditos e carga horária adicional, sendo mais desafiador que o bacharelado comum) e o diploma especial.

No que tange aos cursos de mestrado, doutorado e especializantes eles são englobados dentro da pós-graduação, que diz respeito às especializações que o aluno faz após a graduação. Especificamente, o diploma de pós-graduação refere-se a um curso proficionalizante.

Já, o mestrado é um curso baseado em pesquisas, cuja duração pode ser entre 1 a 2 anos. Por fim, o doutorando deverá realizar pesquisas que ao final do curso contribuirão de forma original para o conhecimento de determinada área.

Outra diferença entre os sistemas educacionais recai sobre a rotina universitária, de um lado a Irlanda incentiva o pensamento independente, enquanto no Brasil os alunos vão à universidade para escutar o que o professor tem a dizer e não tanto debater.

Resumidamente, é isso que você precisa saber sobre como funciona o sistema educacional irlandês. Importante esclarecer que o estudante que fizer o ensino médio no Brasil e desejar fazer direto um curso superior na Irlanda precisará cursar o Foundation Year, que é um ano de estudos transitórios antes de poder se candidatar à faculdade.

Como é o Sistema de qualificação oficial (NFQ)

O National Framework of Qualifications (NFQ) é dividido em 10 níveis, que são crescentes. A medida que a educação do estudante vai evoluindo, ele vai subindo de nível. Importante deixar claro que as qualificações do NFQ são válidas na Irlanda e em outros países também!

Como funciona o sistema educacional irlandês
Os níveis de educação na Irlanda vão do 0 ao 10. Fonte: site QQI (Quality and Qualifications Ireland).

NFQ nível 1 ao 5

Os primeiros níveis são referentes a educação básica. Para ilustrar, o nivel 3 refere-se ao Junior Certificate. Já, o nivel 5 (Leaving Certificate) aproxima-se do diploma do ensino médio no Brasil.

NFQ nível 6

Refere-se ao Advanced Certificate e Higher Certificate, sendo que a duração é de 1 a 2 anos. No Brasil, aproxima-se dos cursos técnicos profissionalizantes.

NFQ nível 7

É o bacharelado (Ordinary Bachelor Degree), sendo a opção mais comum no que tange ao ensino superior.

NFQ nível 8

É o bacharelado com honras (Honours Bachelor Degree), sendo que equivale a uma pós-graduação de acordo com o sistema educacional irlandês. Já, no Brasil, aproxima-se da graduação comum.

NFQ nível 9

Diz respeito a pós-graduação e ao mestrado. O primeiro tem duração de 1 ano para o estudante que possui o NFQ level 8. Já, o mestrado tem duração de 2 anos na Irlanda. Por outro lado, no Brasil ele é considerado uma pós-graduação strictu sensu e pode durar entre 2 a 5 anos.

Como funciona o sistema educacional irlandês
As qualificações do NFQ são válidas na Irlanda e em outros países também!

NFQ nível 10

Equivale ao doutorado (Doctoral Degree). Durante o curso o estudante vai aprofundar os conhecimentos de uma área que já estudou durante a graduação ou mestrado. No Brasil, o doutorado dura de 4 a 5 anos, a depender da evolução da pesquisa do aluno.

Saber como funciona o sistema educacional irlandês e o sistema de qualificação oficial vai te ajudar a não só entender melhor as diferenças entre a educação no Brasil e na Irlanda, mas também ver o que precisa fazer para cursar o ensino superior na Ilha Esmeralda.

Leia também:
Como entrar na faculdade na Irlanda?
Graduação na Irlanda: as 5 dúvidas mais frequentes!

Agora que você já sabe como funciona o sistema educacional irlandês poderá planejar melhor qual curso de ensino superior vai fazer! Ainda ficou com dúvidas? Não se preocupe, pode mandar uma mensagem para nosso time de consultores, vamos te ajudar a escolher o melhor intercâmbio!

Por hoje é isso então, até mais!