Ensino superior

Como entrar na faculdade na Irlanda?

A Irlanda é um dos países favoritos dos brasileiros que pretendem estudar inglês e trabalhar na Europa, mas você sabia que o ensino superior do país é de excelente qualidade? Cursar uma faculdade na Irlanda pode ser uma super alternativa para quem já está no país e pretende continuar por lá ou para aqueles que possuem inglês avançado e não querem fazer intercâmbio para estudar idiomas! Por isso, nas próximas linhas você conferirá como entrar na faculdade na Irlanda!

Possuir no currículo uma formação superior na Irlanda ou qualquer outro país da Europa é um diferencial enorme. Ao disputar uma vaga de emprego para uma grande empresa o candidato que possuir esse nível de vivência internacional sairá disparado na frente dos outros candidatos.

Mas, antes de pensar em como entrar na faculdade na Irlanda, é preciso ter em mente que cursar uma faculdade fora do Brasil é um investimento relativamente caro, ainda mais se o candidato não tiver cidadania europeia. Contudo, é preciso ter em mente que o investimento se pagará no futuro, quando o estudante conseguir uma ótima colocação no mercado.

Lembre-se, quanto antes você começar a se planejar financeiramente, melhor.

Cork

Prédio da Universidade de Cork,

Como entrar na faculdade na Irlanda – graduação

Acompanhe as próximas linhas para ver quais são os documentos obrigatórios para entrar na faculdade na Irlanda, como fazer sua inscrição, bem como outras informações importantes! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um dos consultores da Vida Learn!

Documentos obrigatórios

A documentação pode variar de acordo com cada universidade. Por isso, é preciso entrar no site de cada instituição e ver as orientações e prazos específicos.

Via de regra, um dos pré-requisitos essenciais para cursar uma universidade na Irlanda é ter fluência no inglês. Como forma de comprovação, as instituições exigem a apresentação do certificado de proficiência em inglês, que pode ser o TOEFL ou IELTS (International English Language Testing System).

Outro documento obrigatório é a diploma do ensino médio ou ensino superior cursado no Brasil e histórico escolar, devidamente traduzidos para o inglês (tradução juramentada). É preciso, também, fazer um seguro saúde, sendo pré-requisito para conseguir o visto de estudante.

Leia também:
– 8 motivos para cursar ensino superior na Irlanda após o curso de idiomas
– Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?

Como entrar na faculdade na Irlanda – candidato não europeu

Muitos brasileiros que sonham em fazer uma universidade fora se perguntam como entrar na faculdade na Irlanda não tendo dupla cidadania. O procedimento em si não é muito complexo, mas se você puder contar com a ajuda de especialistas, melhor ainda.

O candidato precisará entrar no site da universidade escolhida e fazer a inscrição por lá. Atente-se aos prazos, que não são os mesmos para todas as instituições.

Caso o candidato tenha feito o ensino médio no Brasil e não tenha cursado ensino superior, ele precisará fazer o Foundation Year, que é uma preparação para a graduação. Na prática, o candidato precisa decidir qual faculdade deseja cursar e frequentá-la por 1 ano antes de iniciar a graduação. Durante esse 1 ano o aluno terá matérias focadas no desenvolvimento da língua inglesa, bem como orientações com relação a cultura e comunicação.

Trinity College em Dublin.

Como cursar graduação na Irlanda – candidato europeu

O candidato que possui cidadania europeia deverá entrar no site Central Applications Office (CAO) e fazer sua inscrição online antes do dia 1º de fevereiro. Para isso é preciso ter uma das qualificações abaixo:

  • Leaving Certificate – aqueles que fizeram o ensino secundário (ensino médio) na Irlanda precisam fazer um exame e obter uma nota mínima, que vai variar de acordo com o curso pretendido.
  • Certificado de formação em algum curso técnico na Irlanda (FETAC nível 5/6 ou QQI FET/FETAC nível 5/6.
  • Os candidatos europeus tem outras possibilidades, que podem variar de acordo com a universidade e curso desejado. Consulte nossos especialistas para saber qual delas se aplica ao seu caso.

Como cursar pós-graduação na Irlanda

O candidato que desejar cursar uma pós-graduação ou mestrado na Irlanda precisará fazer sua inscrição online, no site da universidade onde deseja estudar.

É preciso apresentar o diploma da graduação ou pós com tradução juramentada, bem como o certificado de proficiência de inglês. Além disso, é obrigatório fazer a validação do diploma, juntar uma cópia do passaporte, um currículo em inglês e cartas de recomendação.

A validação do dipoma deve ser feita antes da inscrição no faculdade. É preciso entrar no site Quality and Qualifications Ireland – QQI. Para ilustrar, o certificado brasileiro de pós-graduação equivale ao Level 9 e o título de doutor ao Level 10. Já, o diploma de bacharelado ou licenciatura equivale ao Level 8 (Honours Bachelor’s Degree).

Como entrar na faculdade na Irlanda

Obrigatório validar o diploma e fazer a tradução juramentada.

Só após ser aceito é que o candidato vai pagar a mensalidade (que no caso do estudante não europeu será semestralidade) e, então, deverá procurar a imigração para se aplicar para o visto de estudante, já que ele precisará apresentar uma carta de aceite da universidade.

E aí, achou burocrático o passo a passo sobre como entrar na faculdade na Irlanda? Calma que você pode contar com a gente e tudo vai dar certo!

Documentos que deverá apresentar no momento da aplicação para o visto de estudante

Para finalizar a lista com as informações sobre como entrar na faculdade na Irlanda, é preciso saber quais documentos você deverá apresentar quando for fazer a aplicação do visto. São eles:

  • Passaporte válido.
  • Comprovação dos 3 mil euros, caso seja sua primeira solicitação de visto irlandês.
  • Carta da universidade afirmando que você está devidamente matriculado.
  • Documento provando que pagou as taxas da universidade.
  • Apólice do seguro saúde privado.

Leia também:
– Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?
– Dicas para aprimorar o inglês antes do intercâmbio

Agora que você já sabe como entrar na faculdade na Irlanda pode começar seu planejamento! Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos consultores, que são especialistas no assunto e poderão te auxiliar da melhor forma possível! Ahh, e se ainda não seguir nosso Instagram, já segue aí para não perder as novidades e promoções!

Até mais!