Intercambio

Como encontrar acomodação em Dublin: as 5 dúvidas mais comuns!

Se você está lendo esse post provavelmente já decidiu que vai fazer intercâmbio em Dublin e já deve ter escolhido a escola que vai estudar. Agora deve estar ansioso pelo embarque e preocupado com coisas tipo “como encontrar acomodação em Dublin“, certo? Fica tranquilo que nas próximas linhas vamos responder as 5 dúvidas mais comuns sobre hospedagem na Irlanda!

Sabemos que o momento que antecede o embarque é quando a ansiedade aperta, já que muitas novidades estão por vir e será necessário decidir muitas coisas, mas respira e se acalma! Nós separamos dúvidas como “quando começar a procurar acomodação?”, “morar com brasileiros pode ser um tiro no pé?” e “onde devo procurar as hospedagens?”. Certeza que após ler o texto você vai ficar mais tranquilo!

Como encontrar acomodação em Dublin

1- Começar a procurar opções antes do embarque ou quando chegar em Dublin?

Uma das dúvidas mais comuns quando o tema é como encontrar acomodação em Dublin é se a busca por um lugar permanente deve começar ainda no Brasil ou se deve acontecer só na Irlanda.

A resposta é bem simples: comece a procurar no Brasil, mas só feche negócio após ver a acomodação pessoalmente. Assim, você desembarcará sabendo das opções, mas ao mesmo tempo poderá mudar de ideia.

Procure conhecer os bairros e regiões de Dublin antes de embarcar.

Nosso conselho é que você contrate, ainda no Brasil, 15 dias de acomodação provisória (residência estudantil, casa de família ou hotel/hostel). Por quê? Pois uma semana é pouco tempo para se organizar, se familiarizar com o novo ambiente e achar uma acomodação legal. Lembre-se que tudo será novo e intenso. Acredite em quem é especialista em intercâmbio na Irlanda =)

Leia também:
Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda
Residência estudantil: prós e contras da acomodação!

2- Conseguir uma acomodação na Irlanda é muito diferente do Brasil?

Não, é bem parecido. Contudo, na Irlanda é comum que o contrato seja feito direto com o dono do imóvel (landlord) sem a interferência da imobiliária. Outra diferença é que antes de entrar na acomodação o intercambista terá que pagar um depósito, que funciona como uma caução.

Enquanto no Brasil os contratos mais comuns são de 12 meses e o caução é de 3 aluguéis, na Irlanda podem ser de poucos meses e o depósito equivale a 1 mês de aluguel.

Quando você decidir sair do imóvel basta comunicar com antecedência ao landlord. Se nada estiver danificado na casa, ele vai te devolver integralmente o valor do depósito.

3- Morar com brasileiros é uma boa ideia?

Outra dúvida bastante comum quando a conversa é sobre como encontrar acomodação em Dublin é se o ideal é morar com brasileiros ou somente estrangeiros. Não temos uma resposta simples. Tudo vai depender dos seus objetivos, personalidade e força de vontade.

O objetivo do intercâmbio é te proporcionar novas experiências e trocas, certo? Neste caso, você precisará sair um pouco da sua zona de conforto. Se morar somente com brasileiros essa troca poderá ser menos intensa.

Ao mesmo tempo, quando chegar em um país novo, onde você não fala a língua, não conhece a cultura, o clima é diferente será tentador optar por morar somente com brasileiros, certo? Mas, nossa dica é não ser radical. Não precisa morar só com brasileiros ou só com estrangeiros.

Procure pelo meio termo, ou seja, uma acomodação que tenha gringos, mas também brazucas. Dessa forma, você diminuirá um pouco o choque cultural, mas ao mesmo tempo vai conviver com pessoas diferentes e ter a chance de praticar o inglês em casa.

4- Onde procurar as acomodações?

Existem algumas opções, como buscar nas redes sociais e em sites especializados. Nossa dica é que você entre no Facebook e procure por grupos de “brasileiros em Dublin”, ” acomodação em Dublin”, pois neles você vai encontrar dezenas de opções! Ao longo dos dias vai perceber que as vagas são preenchidas muito rápido, então não adianta começar as buscas muito antes do embarque.

Ainda no Brasil, o interessante é entrar e já ir se familiarizando com os bairros e vendo os valores dos alugueis, mas sem se apegar a uma vaga específica. Quando faltar alguns dias para o embarque você já pode tentar marcar de olhar algumas opções quando chegar.

Pesquise em grupos nas redes sociais e em sites especializados.

A segunda opção para procurar acomodações é nos sites especializados, como o MyHome. Neles existe a possibilidade de conversar diretamente com o landlord, o que não acontece nos grupos de Facebook. Nestes, geralmente, você conversa com outros estudantes que já estão morando na residência.

5- Morar no Centro ou em bairros mais afastados? – como encontrar acomodação em Dublin

Aqui também não existe uma resposta simples e você terá que analisar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Ao escolher morar no Centro você estará perto do comércio, das escolas, dos pubs e baladas. Assim, não precisará gastar com transporte no dia a dia. Em contrapartida, as acomodações costumam ter mais residentes e o convívio com irlandeses será menor.

Se optar por morar em bairros mais afastados do Centro você notará a presença de irlandeses e terá acesso a casas maiores e mais confortáveis. Por outro lado, a desvantagem é precisar utilizar o transporte público para se locomover, o que pode encarecer seu orçamento e te deixar um pouco limitado, pois vai depender do horário dos ônibus e LUAS.

É preciso analisar o que é mais importante para você e, também, as opções disponíveis no momento da sua procura. A dica é estar aberto as duas opções e ver qual é mais vantajosa.

Leia também:
Quanto custa viver em Dublin: gastos com moradia, alimentação e transporte!
Como se deslocar na Irlanda: ônibus, LUAS, DART e carro.

E aí, quais dessas dúvidas sobre como encontrar acomodação em Dublin eram as suas? Se tiver outras perguntas sobre o assunto e precisar de ajuda para planejar o restante do intercâmbio manda uma mensagem pra gente lá no Instagram! Nossos especialistas poderão te ajudar com todas as etapas do intercâmbio!

Até mais!