Planejamento

Como emitir o comprovante de vacinação da Covid-19 para viajar

Quando as primeiras vacinas começaram a ser aprovadas e a população mundial começou a ser vacinada uma esperança brilhou dentro do coração de cada pessoa! Aposto que aconteceu com você também! Mas você sabia que para viajar para o exterior é preciso provar que foi vacinado? Por isso, fizemos esse post com um passo a passo para emitir o comprovante de vacinação da Covid-19!

Primeiramente, cabe ressaltar que o comprovante de vacinação da Covid-19 é gratuito. Se alguma agência quiser te cobrar para emiti-lo, desconfie. Segundo, vale lembrar que só será possível obter o comprovante após tomar as duas doses da vacina ou se tiver tomado um imunizante que possui dose única, visto que a proteção completa só acontece após a imunização total.

Ah, vale dizer que o comprovante de vacinação da Covid-19 e o certificado internacional de vacinação são dois documentos diferentes, ok?! Este último serve para demonstrar que o viajante está imunizado contra febre amarela, por exemplo. Pode ser que no futuro a Organização Mundial de Saúde decida por unir os dois documentos, mas isso ainda não aconteceu. Assim, dependendo do destino, você vai precisar de emitir os dois!

Antes de pensar em viajar, morar e viver no exterior é preciso garantir que a sua saúde esteja 100%. Inclusive, nossa dica é que você faça um checkup completo antes do intercâmbio, isso para garantir que tudo está certo. O acesso a saúde na Europa e outros países é muito caro, por isso também é indicado fazer um seguro saúde para te amparar durante a viagem.

Leia também:
Intercâmbio de trabalho na Irlanda: 5 ótimos motivos para escolher o programa!
Estudar e trabalhar na Irlanda: como escolher a cidade ideal?

Quais vacinas são aceitas?

A melhor resposta para essa pergunta é DEPENDE.

Cada país tem autonomia para decidir essa questão. Alguns países da Europa só estão aceitando brasileiros que foram imunizados com vacinas que foram aprovadas no continente, sendo este o caso da Alemanha e França. Já, outros países divulgaram que vão aceitar brasileiros imunizados com as vacinas disponíveis pelo SUS, sendo o caso da Espanha e Finlândia.

Resumidamente, os imunizantes mais aceitos, atualmente, são AstraZeneca, a Pfizer, a Janssen e a Moderna. A tendência é que a CoronaVac seja aceita em breve, sem restrições.

Comprovante de vacinação da Covid-19 para viajar para o exterior

Emitir o comprovante de vacinação da Covid-19 é fácil, basta seguir o passo a passo a seguir!

1º passo – baixar o aplicativo Conecte SUS ou acessar a página online. Clicar em “cidadão”.

2º passo – clicar no ícone “vacina”. Obs: caso ainda não tenha um cadastro no site, será preciso realizá-lo. Quem tem o Certificado Internacional de Vacinação, já tem o cadastro, por exemplo, e o acesso é o mesmo.

O ícone vacina é o primeiro. Foto: Conecte SUS.

3º passo – uma nova página aparecerá e nela você vai ver as doses da vacina que já tomou, bem como a data da aplicação. Obs: os registros de vacina podem estar disponíveis em até 10 dias após a entrada nos sistemas de informação.

4º passo – clique em cima do ícone que fala sobre as doses administradas. Então, vai aparecer o detalhamento das doses, como fabricante, lote, local onde você tomou a vacina.

5º passo – clique em “Carteira de Vacinação Digital”.

6º passo – imprimir o comprovante. Aqui, nossa dica é deixar ele junto com o passaporte. Assim, você não corre o risco de esquecer.

Na figura temos um exemplo de uma pessoa que tomou só a primeira dose, ou seja, o esquema vacinal está incompleto.

Dessa forma, o comprovante será sua Carteira de Vacinação Digital, sendo que o app apresenta somente os dados de vacinação contra COVID-19. Aos poucos, o Ministério da Saúde pretende disponibilizar as demais vacinas pelo SUS também.

Caso haja ausência ou divergência de informação de suas vacinas, a orientação é que o cidadão entre em contato com a Unidade de Saúde do seu atendimento!

Ainda, é preciso lembrar que nem sempre só este documento servirá como comprovante. Dependo do país será necessário emitir uma versão em inglês ou espanhol. Por isso, é preciso estar atento, especificamente, ao que o país de destino pedir.

Caso precise emitir o comprovante de vacinação da Covid-19 em outro idioma baixe o aplicativo do Conecte SUS. Após, faça todo o procedimento descrito acima e clique em cima da bandeira dos Estados Unidos (inglês) ou da Espanha (espanhol), a depender do idioma que precisa.

Quais países estão com fronteiras abertas para brasileiros?

Aqui é preciso lembrar que existem 4 possíveis cenários: países que estão com as fronteiras abertas e não exigem quarentena, nem vacinação; países que exigem quarentena; países que exigem imunização completa e países que estão fechados para brasileiros.

Os países que permitem a entrada de brasileiros sem quarentena são Aruba, Bahamas, Costa Rica, Curaçao, México, Venezuela, República Dominicana, África do Sul, Egito, Maldivas, Namíbia, Tanzânia, Ucrânia, Quênia, Camboja, Emirados Árabes, Jordânia, Peru (desde que vacinados ou com mediante teste negativo para Covid).

Já, os países que exigem quarentena são Bolívia, Equador, Paraguai (dispensanda no caso de imunização completa), Cuba, Irlanda (necessário PCR negativo também) dentre outros.

Por fim, os países que exigem imunização completa para liberar a entrada são Canadá, Espanha, França, Alemanha, Finlândia, Islândia, Suíça.

É preciso deixar bem claro que essa lista pode mudar a qualquer tempo, sendo assim é necessário acompanhar a situação de perto e estar atento aos sites oficiais do país de destino.

Dependo do país será necessário emitir uma versão em inglês ou espanhol.

A situação da pandemia, bem como da abertura/fechamento das fronteiras pode mudar a qualquer momento. Assim, o ideal é ficar atento a todas as atualizações disponibilizadas pelos órgãos oficiais.

Leia também:
Certificado Internacional de Vacinação: passo a passo para emitir o seu!
Quanto custa viver em Dublin: gastos com moradia, alimentação e transporte!

Ainda tem dúvidas sobre como emitir o comprovante de vacinação da Covid-19? Caso precise de auxílio entre em contato com o Ministério da Saúde ou mande uma mensagem no nosso Instagram! Importante sempre pesquisar em sites confiáveis, não se esqueça!

Até mais!