Ensino superior

8 motivos para cursar ensino superior na Irlanda após o curso de idiomas

Se você chegou até este post, provavelmente, está em dúvida se volta para o Brasil ou continua morando e estudando na Irlanda. Caso esteja buscando alternativas para permanecer no país após o fim do seu intercâmbio de idiomas, continue lendo o post pois vamos conversar sobre 8 motivos para cursar ensino superior na Irlanda!

Parece que foi ontem que você saiu do Brasil para fazer seu intercâmbio na Irlanda? Já se passaram alguns meses e você se apaixonou pelo país e deseja ficar mais tempo? Uma excelente forma de continuar legalmente na Irlanda após o fim do intercâmbio de estudo de idiomas ou estudo + trabalho é cursar uma faculdade!

Ainda não está seguro para bater o martelo e fazer sua inscrição nas faculdades do país? Calma, essa insegurança é completamente natural, tendo em vista o investimento e comprometimento para fazer um curso universitário, seja na Irlanda ou em qualquer lugar do mundo!

Para te ajudar, vamos compartilhar alguns motivos para cursar ensino superior na Irlanda, como obter um diploma universitário (esse é bem óbvio), garantir mais um tempo de visto para estudar e trabalhar, ter a chance de iniciar uma carreira no país, dentre outros.

Vamos aos motivos?

Cliffs of Moher

Cliffs of Moher, atração mais visitada do país.

Motivos para cursar ensino superior na Irlanda

Primeiramente, cabe esclarecer que cada pessoa tem seus motivos, objetivos e desejos. Nosso intuito é apenas te dar uma ajudinha para enxergar algumas vantagens que podem não estar muito claras para você!

  • Permanecer no país por mais tempo

O primeiro motivo para cursar ensino superior na Irlanda é um tanto quanto óbvio e é o principal! Aquele estudante que já fez o curso de idiomas ou foi a passeio e se apaixonou pelo lugar pode iniciar um curso universitário para estudar, trabalhar e morar no país.

Se o seu coração e sua intuição dizem que você deve ficar mais tempo na Irlanda, ouça-os!

Leia também:
– Tipos de visto para a Irlanda: quais são e como funcionam?
– Ensino superior na Irlanda: como iniciar o planejamento?

  • Obter um diploma universitário internacional

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e ter um diploma universitário não é mais um diferencial. As empresas buscam também por experiências internacionais, profissionais que tem o inglês e outros idiomas em seu currículo. Obter um diploma universitário de uma faculdade da Europa vai te colocar no topo da lista de candidatos, tanto se buscar um emprego no Brasil quanto em qualquer lugar do mundo.

No que tange a busca por colocação profissional na Irlanda, é preciso ressaltar que o país sofre com uma falta de mão de obra qualificada. Assim, as faculdades são uma excelente forma do estudante se inserir no mercado após o término do curso.

ensino superior na Irlanda

  • Garantir mais tempo de visto

Outro ótimo motivo para cursar ensino superior na Irlanda é garantir mais tempo de visto e ficar legamente no país. O intercambista que estiver cursando uma graduação, pós-graduação ou mestrado poderá estudar e trabalhar durante o curso e após o término poderá se aplicar para o visto 1G.

O visto 1G foi criado com o intuito de reter a mão de obra qualificada no país e dar oportunidade para os recém graduados conseguirem uma colocação profissional na área de formação. É o famoso “win win”, pois tanto o país ganha, quanto o estrangeiro.

Assim, aqueles que fizeram uma graduação vão ganhar mais 1 ano de visto e os que fizeram pós ou mestrado mais 2 anos. Neste tempo, o recém formado poderá trabalhar full-time e terá mais chances de conseguir uma oferta de trabalho que permita se aplicar para o stamp 4.

  • Desnecessário comprovar os 3.000 euros

No caso do estudante estrangeiro que está morando na Irlanda e já possui o stamp 2, não é preciso fazer a comprovação dos 3.000 euros.

  • Ter acesso a ótimas instituições de ensino

Na Irlanda estão localizadas universidades conhecidas internacionalmente, como a Trinity College. Outras ótimas opções, porém menos conhecidas mundialmente, são a Dorset, DBS, Independent College, UT-Dublin, dentre outras.

tipos de visto para a Irlanda

Trinity College, a faculdade mais famosa do país.

  • Possibilidade de trabalhar enquanto estuda

Mais um motivo para cursar ensino superior na Irlanda é a possibilidade de trabalhar enquanto faz o curso. Assim, o estudante poderá trabalhar part-time, ou seja, 20 horas por semana para ajudar a custear suas despesas. Em períodos específicos, ele poderá trabalhar 40 horas por semana, sendo entre os meses de junho e setembro;
e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.

  • Várias opções de curso – motivos para cursar ensino superior na Irlanda

O estudante poderá escolher entre vários tipos de curso e em diferentes áreas. Os mais populares são business, marketing, tegnologia da informação, enfermagem, psicologia, dentre outros.

Se você tiver a intenção de morar permanentemente na Irlanda, dá uma conferida na lista de cursos definidos como “critical skils“, que são aqueles cuja mão de obra é mais escassa no país e super importantes para o crescimento da economia irlandesa, sendo que a oferta é ampla e o governo facilita a permissão para trabalhar.

  • Diversidade cultural

Para finalizar a lista de motivos para fazer um curso superior na Irlanda, não poderíamos deixar de citar o fato de que a divesidade cultural no ambiente universitário é extremamente diversificada. Enquanto no ambiente das escolas de idiomas o estudante tem bastante contato com cidadãos latinos, na universidade ele terá bastante contato com europeus.

Assim, é uma ótima forma de ampliar o networking e aprimorar cada vez mais o inglês! O que poderá te ajudar tanto na vida profissional, quanto na parte pessoal.

Tipos de acomodação para intercambistas

Leia também:
– 7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!
– Intercâmbio em Londres ou Dublin: qual é o melhor destino?

E aí, conseguimos te ajudar com a listinha com motivos para cursar ensino superior na Irlanda? Tenha certeza de uma coisa: no final, o investimento vai valer a pena! Se quiser conversar mais sobre o assunto, entra em contato com a gente! Nossos especialistas vão fazer o melhor para te ajudar! Ahh, e se ainda não segue nosso perfil do Instagram, já começa a nos acompanhar agora mesmo!

Até o próximo post!