Dica

8 dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda

Apesar de parecer um desafio, conseguir o primeiro emprego na Irlanda não é a coisa mais difícil do mundo, basta ter um pouco de empenho, organização e pro atividade! Para te ajudar nessa missão que parece impossível vamos compartilhar com você 08 eficientes dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda!

Assim como acontece no Brasil, é natural sentir insegurança nesse momento, mas fica tranquilo que tudo vai dar certo se você seguir nossas dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda! Algumas das dicas só poderão ser colocadas em prática depois do desembarque na Irlanda, enquanto outras poderão ser seguidas ainda no Brasil, combinado?

Leia também:
11 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda
7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!

Dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda

Temple Bar em Dublin
Temple Bar, o pub mais famoso da Irlanda!

1)Faça um perfil no Linkedin

A primeira dica é simples, fácil e você só precisa de computador/celular e internet para colocá-la em prática!

O Linkedin é uma espécie de rede social profissional, na qual as pessoas colocam informações sobre empregos, cursos e fazem networking.

Quando for criar seu perfil faça algo bacana, com informações interessantes a seu respeito. Como é uma rede social profissional, tenha bom senso na hora de postar. Nada de coisas muito informais, que não tem ligação com sua carreira ou área desejada.

Essa é uma das dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda que pode seguida antes do embarque! Então, faça seu perfil e já comece a se destacar!

dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda
Redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram podem te ajudar a conseguir um emprego também.

2)Crie um curriculo em inglês

Uma dica bem óbvia, certo? Mas, que precisa ser dita, visto que muitos brasileiros não se organizam para criar um curriculo em inglês nos padrões europeus. Não estamos falando simplesmente de traduzir seu curriculo brasileiro, mas de adaptá-lo aos moldes da Irlanda. Afinal, é lá que você deseja trabalhar…

Dessa forma, seu currículo precisa se destacar entre as dezenas que o recrutador/empregador vai receber. De nada adianta ter referências, experiências e cursos se o empregador não tiver interesse em ler o curriculo. Assim, o primeiro passo ao criar o curriuculo é pensar na estrutura dele, sendo a principal dica usar palavras chave!

Curriculo
Faça seu curriculo de acordo com os modelos europeus.

3)Envie curriculos online

Muitas empresas utilizam sites para recrutar novos colaboradores, por isso é importante deixar seu curriculo no banco de dados online deles e ter um bom perfil no Linkedin!

Dá uma conferida nos sites IrishJobs (um dos melhores lugares para procurar emprego online na Irlanda) e Jobs.ie. Mas, não se prenda a eles. Se tiver alguma empresa específica que você tem vontade de trabalhar, entre no site dela e veja se tem alguma vaga aberta.

4)Distribua curriculos pessoalmente

Essa dica para conseguir o primeiro emprego na Irlanda deve ser usada junto com a anterior!

Ao andar pelas ruas da cidade que estiver morando fique de olho nas vitrines das lojas, restaurantes, pubs etc É comum eles anunciarem vagas de trabalho usando aquelas plaquinhas escrito “Precisa-se de …”.

Ainda, se tiver um lugar que você vai com frequência, tipo mercado ou bar, não custa nada puxar conversa com um funcionário e ver se eles estão precisando de mais colaboradores. Deixe claro que você está a procura de um emprego.

5)Não tenha preconceito

Já falamos isso em outro post, mas não custa repetir. É difícil chegar na Irlanda e conseguir logo de início um emprego na sua área de formação. O mais comum é começar trabalhando no setor de serviços, como garçom/garçonete, camareira, babá, atendente de loja, bartender, cleaner…

Se no Brasil você trabalhava como advogado ou gerente sênior do departamento x ou engenheiro, não tenha vergonha de aceitar um emprego para trabalhar no bar depois das suas aulas. Esse trabalho poderá te trazer muitas oportunidades e ainda te ajudar a praticar o inglês enquanto trabalha.

Alinhe suas expectativas com a realidade para não se sentir frustrado, tenha um bom planejamento e corra atrás dos seus objetivos. Seu primeiro emprego pode não ser o que deseja, mas poderá te ajudar a chegar mais perto de onde deseja!

dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda
É comum trabalhar em cafés, pubs e restaurantes.

6)Crie uma rede de contatos

Outra dica é criar uma rede de contatos na Irlanda. Você pode começar conversando com seus colegas de classe e com as pessoas que dividirem casa com você. Ao compartilhar com eles que você está a procura de seu primeiro emprego ou que deseja mudar de área, fica mais fácil te indicarem uma vaga, caso tenham conhecimento.

O intercâmbio não é somente sobre aprender/aprimorar um idioma, mas também viver experiências novas e conhecer pessoas! Não se esqueça disso!

7)Valide seu diploma

É possível trabalhar na sua área de formação enquanto estiver na Irlanda. Mas, para isso você vai precisar validar seu diploma. Nosso primeiro conselho é, acesse o site do QQI (Quality and Qualifications Ireland) e veja se seu curso está na lista mencionada no site. Importante, também, ter uma tradução juramentada do seu diploma.

8)Tenha dedicação e disciplina

A última dica para conseguir o primeiro emprego na Irlanda é mais um conselho motivacional. Ao buscar seu primeiro emprego será preciso ter dedicação e disciplina para correr atrás de uma oportunidade! Se você ficar satisfeito em mandar meia dúzia de curriculos online por dia vai demorar até conseguir algo! No mínimo, é preciso que você coloque em prática as dicas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 deste post!

Não deixe o desânimo ou preguiça falarem mais alto! Corra atrás, se dedique e a recompensa vai surgir!

Leia também:
Dicas para aprimorar o inglês antes do intercâmbio
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?

Essas foram nossas dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda, o que achou? Agora, é só deixar a preguiça de lado e começar a se organizar! Se precisar de ajuda para escolher qual escola vai estudar, manda uma mensagem pra gente e vamos conversar! Ahh, não esquece de nos acompanhar no Instagram, sempre tem dica bacana por lá também!

Até mais!