Intercambio

7 fatos sobre a Irlanda que vão te ajudar na hora de contratar o intercâmbio

Você já deve saber que a Irlanda está entre os destinos preferidos dos brasileiros quando o assunto é intercâmbio, certo?! Mas, temos certeza que não sabe alguns fatos interessantes sobre o país e é por isso que fizemos esse post com 7 fatos sobre a Irlanda que vão te ajudar na hora de contratar o intercâmbio!

Como sempre dizemos para os vidalearners (modo carinhoso que chamamos nossos alunos), é preciso pesquisar bem o tipo de programa e o destino para decidir qual é o melhor investimento de acordo com o seu objetivo. Por isso, conte com nosso time de especialistas, caso precise de ajuda!

Prontxs para conferir a lista com os 7 fatos sobre a Irlanda?!

7 fatos sobre a Irlanda

Abaixo vamos te contar alguns fatos sobre a Irlanda que poderão te ajudar na hora de fechar seu intercâmbio. Contudo, se surgirem outras dúvidas, manda mensagem pra gente!

1)País pequeno, mas com diversidade

A República da Irlanda possui uma extensão territorial de pouco mais de 70 mil km quadrados, sendo que tem uma população de, aproximadamente, 4,9 milhões de habitantes. Se comparada a outros países da Europa, como a Itália que tem 300 mil km² e população de 60 milhões de habitantes é considerada pequena.

Mas o tamanho do território e da população pode te levar a acreditar que o país não possui diversidade cultural e isso não é verdade! A Irlanda possui boa diversidade cultural, visto que parte da população é formada por estrangeiros de outros países da Europa e de continentes como Ásia, África e América. Em Dublin essa diversidade é mais notória ainda!

Assim, uma boa dica na hora de escolher a cidade que vai morar é, se quiser ter mais contato com nativos, optar por cidades menores, como Malahide.

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: por onde começar?
Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?

2)Permissão de trabalho para brasileiros

A possibilidade de trabalhar legalmente enquanto estuda é uma das vantagens que mais atrai estudantes brasileiros. Contudo, é preciso entender que existem alguns pré-requisitos a serem seguidos e somente em alguns casos o governo irlandês concede tal permissão.

Calma, conseguir a permissão não é difícil, nem muito burocrático. Para obtê-la o intercambista precisa, basicamente, estar matriculado em um curso de inglês (no mínimo, 6 meses e carga horária de 15 horas semanais), comprovar que possui 3.000 euros, pagar a taxa do visto (300 euros, que podem ser descontados dos 3.000), contratar seguro governamental.

dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda

Nossa dica aqui é, se você puder investir mais tempo na experiência do intercâmbio, fique, no mínimo, 6 meses na Irlanda e aproveite para trabalhar enquanto aprende inglês. Isso vai te ajudar financeiramente, mas também vai deixar o apredizado mais eficaz.

3)Clima frio

Se você já estiver pesquisando sobre o país, esse fato sobre a Irlanda não será novidade. Mas, é preciso falar sobre ele, visto que o clima do destino pode influenciar muito na qualidade da experiência do intercâmbio.

A Irlanda possui um clima úmido e com temperaturas baixas. Para ilustrar, no inverno a média costuma ser de 4 graus e no verão ela fica entre os 16 a 18 graus.

Assim, se você morar em estados brasileiros da região Nordeste, Norte e Centro-Oeste, por exemplo, vai sentir bastante a diferença. Neste caso, é interessante já se preparar psicologicamente e alinhar suas expectativas com a realidade da Irlanda.

Fatos sobre a Irlanda
O clima é úmido e frio, sendo que a média anual não ultrapassa os 18ºC.

4)Deslocamento entre os outros países da Europa

Apesar de estar um pouco isolada dos outros países da Europa, o deslocamento entre eles não é complicado ou caro. É possível pagar 10 libras (aproximadamente 60 reais) em uma passagem aérea de Dublin até Londres, por exemplo.

Atualmente, a Ryanair é uma das cias low-cost (baixo custo) que mais voa na Europa, sendo que a empresa é irlandesa. Assim, vários voos saem do aeroporto de Dublin para diversas cidades do continente. Nossa dica é, fique de olho nas promoções da empresa, que oferece voos bem baratos com frequência!

5)País seguro

Outro fato sobre a Irlanda que pode te influenciar na hora que estiver decidindo sobre o intercâmbio é que o país é muito seguro. O índice de criminalidade em Dublin é bem baixo se comparado a outras capitais europeias e brasileiras. No caso das cidades do interior, a segurança aumenta ainda mais.

6)Brasileiros não precisam de visto para estudar até 12 semanas

Se você estiver pesquisando sobre intercâmbio para outros países já deve saber que, para estudar no Canadá ou Estados Unidos por qualquer período de tempo, vai precisar se aplicar para o visto de turista/estudante. Então, no caso da Irlanda não será necessário!

O governo permite que estudantes brasileiros fiquem até 12 semanas estudando no país sem se aplicar para um visto prévio. A vantagem disso? Economia de tempo e dinheiro, visto que todo procedimento de entrada é feito no aeroporto de desembarque e é gratuito.

7)Use “sorry” e “cheers” a vontade

Bom, esse último fato sobre a Irlanda vai te ajudar quando estiver fazendo o intercâmbio. Os irlandeses usam a palavra “sorry” para quase tudo, você vai escutar demais ela durante o intercâmbio e vai se acostumar a falar também.

Se você começou a estudar o inglês americano, conhece a palavra cheers com o significado de “tim tim”, usada para brindar, certo?! Então, no caso do inglês britânico, é costume usar a palavra também para agradecer. Assim, quando fizer algo por alguém você poderá escutar: “Cheers, mate!“. Nesta situação a pessoa estará te agradecendo e não brindando.

Fatos sobre a Irlanda
Cheers também pode ser usado para expressar gratidão.

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: como escolher a cidade ideal?
8 dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda

Agora você já sabe os 7 fatos sobre a Irlanda que poderão fazer diferença na hora de contratar seu intercâmbio! Já conhecia algum deles? Se tiver alguma dúvida, deixa aí nos comentários ou manda um direct lá no nosso Instagram! Ahh, já aproveita para seguir a gente lá, sempre divulgamos promoções e informações interessantes para os intercambistas!

Até mais!