Entre em

Contato

7 dicas para aproveitar o intercâmbio de estudo e trabalho!

Depois do post “11 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda”, resolvemos fazer um para quem vai fazer o intercâmbio de estudo e trabalho! Nas próximas linhas você vai conferir dicas que vão te ajudar a aproveitar mais seu tempo na Irlanda!

Antes de começar a lista com as dicas, você já sabe como funciona o intercâmbio de estudo e trabalho?

Resumidamente, o intercambista poderá estudar e trabalhar legalmente na Irlanda. Ele deverá ter disponível, no mínimo, 25 semanas, que é o tempo que dura o curso de inglês. Mas, poderá ficar até 33 semanas no país, sendo que nas últimas 8 semanas poderá trabalhar ou aproveitar para viajar.

Caso queira, o aluno poderá renovar o visto de estudante mais duas vezes e ficar até 2 anos no país.

Dicas para curtir o intercâmbio de estudo e trabalho

O intercâmbio de longa duração é uma excelente oportunidade para o estudante aprender e praticar o inglês, bem como diminuir os gastos com o investimento. Vamos à lista com as dicas para aproveitar o intercâmbio de estudo e trabalho?!

Divida bem seu tempo

Muita gente vai para o intercâmbio com a intenção de passar o maior tempo possível dentro da sala de aula. Já, uma outra parte dos intercambistas tem a pretensão de trabalhar muito para pagar os custos do programa.

Intercâmbio estudo e trabalho

Pensando nisso, a dica sobre dividir o tempo é bem simples. Não fique tanto tempo na escola, nem tanto tempo trabalhando. Ao trabalhar você terá a chance de praticar o inglês, então encare o trabalho como uma extensão da sala de aula.

Se passar muito tempo trabalhando, até poderá custear os gastos do intercâmbio, mas será que realmente vai conseguir aproveitar tudo? Lembre-se que é uma experiência que envolve estudo, trabalho e vivência!

Leia também:
7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!
Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda

More com gringos

Ao invés de se reunir com outros brasileiros, que tal morar com pessoas de outros países? O motivo? Ter a oportunidade de conhecer de perto outras culturas.

Ao morar com um europeu ou asiático, por exemplo, você vai ter a chance de conhecer mais do que a cultura irlandesa. Além disso, não ficará tentado em falar português, vai ter que praticar o inglês, mesmo sem vontade.

Faça um mochilão

Como o intercâmbio de estudo e trabalho é de 8 meses, é possível separar nem que seja 1 mês para conhecer alguns lugares da Europa. Pesquise antes os locais que tem vontade de conhecer, mas não compre nada no Brasil.

Algumas cidades é possível conhecer durante o período do curso de inglês. Você pode separar uns 3 dias para ir até Belfast, 4 ou 5 dias para viajar para Londres, um final de semana para curtir algumas cidades do interior da Irlanda.

Já, para conhecer lugares mais distantes separe de 30 a 45 dias para fazer um giro pelo continente. Se você estiver com pouco dinheiro opte por países, como Hungria, Polônia, Croácia, Sérvia, pois o custo de vida lá é mais barato.

Intercâmbio estudo e trabalho
Budapeste, Hungria.

Mas se tiver o sonho de conhecer Paris, Berlim ou outra capital mais cara, se programe e vá. Aproveite que você estará na Irlanda e a passagem sairá muito mais barata do que se estivesse saindo do Brasil.

Arrume um emprego que te dê a chance de praticar o inglês

Geralmente, quem faz intercâmbio de estudo e trabalho consegue trabalhar como garçom, recepcionista, atendente de loja, babá, diarista, camareira, entregador etc

É possível arrumar uma colocação na sua área de formação (caso tenha uma)? Sim, mas no início as vagas mais comuns são as que citei acima. Neste caso, escolha as que você terá mais interação com o público.

Para exemplificar, se puder escolher entre trabalhar como camareira ou garçonete, opte pela segunda. Pois elas interagem com os clientes e tem mais oportunidades de praticar o inglês, melhorando a pronúncia e o listening, aumentando o vocabulário e adquirindo mais confiança.

Faça networking

O intercâmbio de estudo e trabalho é uma ótima oportunidade para você aumentar sua rede de contatos. O networking poderá trazer benefícios tanto para o momento do intercâmbio, quanto para após o retorno.

Um bom lugar para ampliar sua rede de contatos é nos eventos organizados pela escola, como viagens e festinhas. Além disso, você poderá praticar o inglês e se distrair.

Se você for tímido, a tarefa de fazer networking poderá ser um pouco desafiadora, mas tenha paciência e não desista, pois vai valer a pena. Comece conversando com seus colegas de classe ou de trabalho e depois vá expandindo a rede.

A gentileza poderá abrir muitas portas. Assim, não pense somente no que você vai ganhar com a troca, mas também o que poderá agregar na vida do outro.

Não deixe que a saudade te atrapalhe

Para muitas pessoas o intercâmbio de estudo e trabalho será a primeira vez que vão viajar para fora do país e a primeira vez que vão passar tanto tempo longe da família e amigos. Dessa forma, é natural sentir bastante a mudança.

Muita coisa nova vai acontecer e a saudade vai bater. Ok, essa dica não é tão fácil assim. Nessas horas, é preciso ter em mente seu objetivo com o intercâmbio para não deixar que a saudade te atrapalhe a viver de verdade a experiência.

Não deixe que seu corpo esteja na Irlanda e sua mente no Brasil. Lembre-se que tudo o que temos é o momento presente. Então, aproveite!

Intercâmbio estudo e trabalho

Vá com o coração e a mente abertos

Oito meses é tempo suficiente para viver experiências incríveis! Faça amigos, trabalhe, estude, viaje, se apaixone e aproveite cada momento, pois eles serão únicos!

Viaje sem preconceitos. Vá com a mente e o coração abertos para aproveitar da melhor maneira a experiência.

Leia também:
Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?
Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?

E aí, curtiu as dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda? Se tiver alguma dica bacana, deixa nos comentários. No caso de dúvidas sobre como fazer um intercâmbio de longa duração, clica aqui.

Até o próximo post!

Leave a Replay

Vem ser um

#vidalearner

Você também!