Escolher a cidade para fazer intercâmbio na Irlanda é uma das decisões mais importantes que você vai ter que tomar. Se você for fazer um intercâmbio de 1 mês, a escolha não vai impactar tanto sua vida, mas se for morar no país por 8 meses, vai influenciar demais em vários aspectos do intercâmbio! Veja abaixo as vantagens e desvantagens das 7 melhores cidades!
7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda
Dublin
Vamos começar falando sobre a capital, claro!
Dublin é a maior cidade do país e tem, aproximadamente, 1,2 milhão de habitantes. Além de vários pontos turísticos para você conhecer durante o dia, tem muitos pubs para se divertir à noite. Com certeza é a cidade com melhor estrutura para receber os estudantes.

Vantagens
- Possui maior número de escolas, o que vai te proporcionar mais variedade na hora de escolher onde vai estudar.
- Aeroporto com voos low cost para maioria das capitais da Europa, o que vai facilitar sua vida e baratear o transporte, caso você queira viajar durante o intercâmbio.
- Vida noturna agitada e muitas opções culturais.
Desvantagens
- Maior número de intercambistas brasileiros e latinos, se comparada com algumas cidades do interior. Tal fato pode dificultar um pouco sua imersão cultural e o aprendizado do inglês.
- Custo de vida mais alto. Como toda capital, possui uma enorme variedade de coisas para fazer, mas também tem um custo de vida mais elevado.
Mesmo escolhendo morar e estudar em Dublin, você precisa conhecer as outras cidades da lista. No final de semana, alugue um carro e vá desbravar o interior do país, tem paisagens belíssimas por lá!
Cork
Em segundo lugar na lista das 7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda temos Cork, que é a segunda cidade mais importante do país. Ela possui, aproximadamente, 210.000 mil habitantes.
Está situada no sudoeste da Irlanda, a 260 km da capital e possui vários lugares interessantes para o intercambista passear nas horas vagas, como o famoso Ring of Kerry e os Cliffs de Ballycotton.
Vantagens
- Custo de vida mais baixo, se comparado com o de Dublin.
- Várias opções de escolas.
- Boa oferta de vida noturna e atividades culturais.
- Menor número de intercambistas brasileiros.
- Sede de empresas de tecnologia, como a Apple e de indústrias farmacêuticas, como a Novartis. Sendo uma boa opção para quem deseja trabalhar nesses setores.
Desvantagens
- Não possui um grande aeroporto, o que pode dificultar o deslocamento para outros países da Europa.
- É uma cidade do interior, sendo menos agitada que a capital.

Galway
Está situada no interior, a 210 km da capital e possui, aproximadamente, 85.000 habitantes. É uma cidade universitária, banhada pelo Oceano Atlântico e está na nossa lista das 7 melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda.
Vantagens
- Boas opções de escola.
- Menos brasileiros, o que permite uma maior imersão cultural.
- Custo de vida mais barato, se comparado ao de Dublin.
- Cidade turística, com boas vagas de emprego. Ela fica bem próxima dos famosos Cliffs of Moher.
- Boas opções culturais, sendo conhecida como o coração cultural da Irlanda.
Desvantagens
- Clima úmido e instável, o que não é incomum no país.
- O aeroporto mais próximo da cidade não possui grande variedade de voos.

Limerick
É mais uma opção na nossa lista de cidades para fazer intercâmbio na Irlanda! Ela fica situada a 200 km de Dublin e a 100km de Cork, que são as maiores cidades do país. É uma boa escolha para o estudante que deseja morar em uma cidade tranquila do interior, sendo que possui aproximadamente 95.000 habitantes.
Vantagens
- Reduzido número de estudantes brasileiros e latinos.
- Menos concorrência na hora de arrumar emprego.
Desvantagens
- Poucas opções culturais, se comparada a Dublin, Cork e Galway.
- Poucas opções de escolas.
Bray
Bray é mais uma opção na lista de melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda. Ela é uma cidadezinha litorânea, que situa-se a 22 km de Dublin e é considerada por muitos como um bairro da capital.
Vantagens
- Estar localizada próxima a capital. Dessa forma, o intercambista poderá morar em uma cidade pequena, mas usufruir da infraestrutura da capital. Inclusive, se quiser, poderá estudar em Dublin.
- Custo de vida mais baixo.
Desvantagens
- Número reduzido de oferta de empregos, visto que a cidade tem, aproximadamente, 22 mil habitantes.
- Infraestrutura de cidade pequena, o que pode ser uma desvantagem se você preferir o clima cosmopolita das capitais.
Malahide
Assim como Bray, Malahide é uma cidade pequena e litorânea, que está situada bem perto de Dublin. São apenas 16 km que separam as duas cidades. Se você não escolher a cidade para morar, mas estiver em Dublin, não deixe de fazer um bate volta para conhecer o Malahide Castle.
Vantagens
- Proximidade com a capital.
- Quantidade reduzida de brasileiros.
- Custo de vida mais baixo, principalmente se comparado à moradia em Dublin.
Desvantagens
- Poucas escolas.
- Número reduzido de oportunidades de trabalho.

Dun Laoghaire
Por último, na lista de cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, temos Dun Laoghaire. Ela está localizada a apenas 12 km da capital, sendo que fica no meio do caminho entre Dublin e Bray.
Vantagens
Basicamente, ela possui quase as mesmas vantagens de morar em Malahide e Bray, que são:
- Proximidade com a capital.
- Quantidade reduzida de brasileiros.
- Custo de vida mais baixo, principalmente se comparado à moradia em Dublin. Sendo um bom domicílio moradia, ou seja, cidade que você vai apenas para dormir.
Desvantagens
- Poucas escolas.
- Número reduzido de oportunidades de trabalho.
Dessa forma, tanto Malahide, quanto Bray e Dun Laoghire, são indicadas para intercambistas que desejam morar em um cidade menor, porém querem ficar perto da capital e não se importam de, se preciso for, estudar e trabalhar em Dublin.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, a escolha vai ficar mais fácil. Pense nos seus objetivos com o intercâmbio. Você quer mergulhar de cabeça na cultura nacional? Quer evitar ao máximo contato com brasileiros? Pretende viajar nos finais de semana e feriados para outros países? Prefere morar no interior?
Na dúvida, entre em contato conosco! Temos um time de consultores especializados, que poderão te ajudar nessa etapa do intercâmbio!
Até mais!