Dica

6 aplicativos para intercambistas que vão te salvar na viagem!

Provavelmente você não pegou essa época, mas antigamente o pessoal fazia intercâmbio sem celular e internet, usava mapas de papel, precisava perguntar para os nativos as informações etc Já imaginou viajar assim? Ainda é possível! Mas, se você preferir recorrer a tecnologia, sempre vai ter um app para te ajudar durante a viagem! Por isso, fizemos uma lista com 6 aplicativos para intercambistas que você precisa ter no seu celular!

Antes de compartilhar a lista com você, vale a pena dizer que você não precisa ter os 6 aplicativos para intercambistas no seu celular, mas que é interessante baixar todos e testar cada um deles!

Aplicativos para intercambistas

Na nossa lista tem apps de localização, de tradução, aqueles para aprender inglês, dentre outros!

Duolingo

O aplicativo do Duolingo é para quem deseja estudar ou aprimorar o idioma antes ou durante o intercâmbio. Não é necessário ter um nível básico do idioma, você pode começar do zero! As lições são curtas e não deixam o aprendizado cansativo, sendo que focam em objetivos da vida real, coisas práticas do dia a dia!

O app está disponível para Android e iPhone, sendo que possui uma versão paga e outra gratuita (ambas muito boas!). Atualmente, é possível estudar inglês, espanhol, italiano, alemão ou francês.

Leia também:
Dicas para aprimorar o inglês antes do intercâmbio
8 dicas para conseguir o primeiro emprego na Irlanda

Google Maps

O aplicativo que todo viajante e intercambista precisa ter! O objetivo principal do app é te ajudar a se deslocar de um ponto ao outro sem se perder, isso todo mundo sabe. Porém, a maioria das pessoas desconhece as outras funcionalidades do aplicativo.

Além de te ajudar com a localização, o Google Maps pode ser útil durante o planejamento da viagem, visto que a ferramenta permite que você crie rotas e roteiros. É possível fazer tudo no computador e depois acessar no celular.

Assim, nossa dica é que você deixe algumas rotas prontas, por exemplo: como ir do aeroporto até a acomodação; como ir da acomodação até a escola (e vice versa). Depois de um tempo você não vai usar tanto o app no dia a dia, mas é sempre bom deixá-lo instalado!

O Google Maps é um aplicativo que vai te ajudar muito, acredite!

Google Tradutor

A terceira sugestão de aplicativos para intercambistas deve ser usada com cautela. Por quê? Pois ele pode se tornar uma muleta e acabar prejudicando seu aprendizado. Além disso, as traduções nem sempre são as mais corretas. Quem já usou o app sabe que, às vezes, ele traduz as frases ao pé da letra e elas não fazem muito sentido.

Umas das funcionalidades mais legais é a tradução por voz. Ela permite que durante um diálogo você traduza simultaneamente a conversa. O único “porém” é que você precisará ter internet para fazer isso. Caso não tenha, precisará digitar a frase.

Outra funcionalidade super útil é a da tradução por foto. Basta você apontar a câmera do celular para um cardápio ou placa, por exemplo, que o app vai traduzir o que está escrito!

Entendeu a razão pela qual o app pode ser viciante e te atrapalhar a aprender? Com tantos recursos, ele pode te deixar preguiçoso. Críticas a parte, o Google Tradutor já ajudou milhões de intercambistas e viajantes e vai te ajudar também, não tenha dúvidas!

TripAdvisor

O aplicativo vai ser útil principalmente durante as primeiras semanas do intercâmbio e quando você for viajar para um lugar novo! Se você quiser pesquisar algum lugar legal para comer ou o que fazer na cidade, basta jogar no Tripadvisor e vai ver a opinião de dezenas de viajantes que já foram no local buscado.

O app sugere lugares também. Assim, se você não souber o que buscar, pode entrar lá e somente colcaor o nome da cidade. Ele vai te sugerir restaurantes, pontos turísticos e acomodações. Como reúne as avaliações de dezenas de viajantes é confiável, pois você poderá ler o ponto de vista de várias pessoas.

Ele é gratuito e está disponível para Android e iPhone, sendo que você pode fazer as pesquisas no computador também.

XE Currency

O XE Currency vai te ajudar a converter qualquer quantia em real para a moeda do país que estiver. Assim, será útil enquanto estiver fazendo o intercâmbio, mas também durante uma viagem ou escala que seu voo fizer.

Contudo, é mais um aplicativo para intercambistas que deve ser usado com cautela. Por quê? Apesar de ser muito bom saber quanto você está gastando em reais, existe uma frase conhecida por viajantes que é “quem converte não se diverte!”. Dessa forma, nem sempre é interessante converter tudo, ainda mais quando a moeda for mais valorizada que o real, como é o caso do euro, dólar e libra.

O app possui uma versão gratuita e outra paga, estando disponível para Android e iPhone.

Quem converte não se diverte, já ouviu essa frase?!

Apps de deslocamento

Para finalizar a lista de aplicativos para intercambistas, vamos citar dois apps para te ajudar a se deslocar! O primeiro deles é o BlaBlaCar e o segundo é Uber (o famoso, amado e odiado).

O BlaBlaCar é muito útil para deslocamentos entre cidades, sendo que você pagará ao motorista um valor mais barato que o do ônibus, por exemplo. Faça uma pesquisa da sua rota e veja quais opções estão disponíveis (trem, ônibus, BlaBlaCar). Veja qual tem o melhor custo x benefício e escolha!

O Uber você provavelmente já usou e citamos apenas para você lembrar que ele existe em vários países! Assim, nada de desinstalar ele quando for fazer o intercâmbio!

Leia também:
Estudar e trabalhar na Irlanda: como escolher a cidade ideal?
Melhor idade para fazer intercâmbio: tudo que você precisa saber!

Já conhecia algum dos aplicativos para intercambistas da lista? Qual deles você achou mais útil? O ideal é testá-los e ver qual se adapta melhor as suas necessidades, os que você não gostar é só desinstalar! Ahh, se quiser mais dicas legais, que vão te ajudar a fazer um intercâmbio, segue nosso perfil no Instagram!

Até mais!