Descubra alguns prós e contras da host family!

Típica casa de host family

Já comentamos aqui no Blog sobre a importância de escolher bem o tipo de acomodação para seu intercâmbio. Neste post falaremos especificamente sobre os prós e contras de se hospedar em casa de família ou host family!

Primeiramente, vale a pena citar que além da acomodação em host family, o intercambista poderá escolher ficar em uma residência estudantil, hostel, hotel, república estudantil ou até mesmo alugar seu próprio apartamento. Quem quiser ler mais sobre as acomodações, basta acessar o post “Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda“.

Prós e contras da host family

Para quem ainda não está familiarizado com o vocabulário, host family é a mesma coisa que casa de família. Dessa forma, quando falamos em morar com uma host family, queremos dizer morar na casa de uma família durante o intercâmbio.

Assim, ao escolher a casa de família você vai morar com residentes do país. Mas atenção, pois não necessariamente serão nativos, pode ser uma família de descendentes de japoneses que moram legalmente na Irlanda, por exemplo. Sendo que o idioma principal da casa deve ser o inglês.

Outro ponto que merece atenção é que a host family poderá ser formada por um casal com filhos ou não, por um adulto e uma criança, por um casal homoafetivo (ou seja, dois homens ou duas mulheres). Existem diversos tipos de família.

Leia também:
Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?
11 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Vamos à lista com os prós e contras da host family?! Primeiro falaremos sobre os contras e, posteriormente, sobre os prós, ok?

Tipo de host family

Pontos negativos de ficar na host family

  • Respeitar as regras da família

Como qualquer família, a host family também terá suas próprias regras e o intercambista tem a obrigação de respeitá-las. São coisas simples, como lavar a louça após as refeições, não receber visitas (principalmente para passar à noite), não tomar banhos demorados e arrumar o próprio quarto.

Se você não lida bem com regras e gosta de fazer as coisas do seu jeito, a melhor opção é alugar um apartamento e morar sozinho. Pois até mesmo nas residências estudantis e demais opções de acomodação você terá que seguir certas regras de convivência.

  • Menos liberdade

Esse ponto negativo da host family se encaixa no “contra” que falei ali em cima, mas vale a pena destacá-lo, pois é muito importante.

Para muitos intercambistas a experiência do intercâmbio é, também, a primeira vez que vão morar fora da casa dos pais. É comum e natural querer liberdade para fazer o que der vontade, porém a host family é como se fosse uma extensão da casa dos seus pais, pelo menos no quesito “obedecer as regras da casa”.

  • Localização da casa

Geralmente as casas de família ficam localizadas nos subúrbios, ou seja, nos bairros mais afastados do Centro. Já, as escolas, na maioria das vezes, ficam situadas nas regiões mais centrais. Dessa forma, o intercambista que optar ficar em host family, provavelmente, terá que usar algum tipo de transporte para se deslocar.

Em tese, isso não é um ponto negativo, mas é algo que merece ser mencionado, visto que representará um custo a mais.

Interior de um ônibus

  • Adaptação ao ambiente

Por último, o intercambista pode ficar em uma casa de família que não tem muito a ver com sua personalidade, que tem costumes bem diferentes dos seus.

Pontos positivos de ficar na host family

  • Conhecer a cultura local

O ponto positivo mais importante da host family, sem dúvidas! O intercambista terá a possibilidade de conviver com residentes do país e conhecer de perto a cultura local.

É a melhor opção para quem busca imersão cultural! Quem escolher ficar em uma residência estudantil, por exemplo, não terá um convívio tão de perto com pessoas locais.

  • Refeições inclusas

Outra grande vantagem da host family, principalmente para quem não sabe ou não gosta de cozinhar. A grande maioria das casas de família tem um plano de refeições e no momento do fechamento do intercâmbio é possível optar por incluir o café da manhã (breakfast), almoço (lunch) e jantar (dinner).

Mesa de refeições na host family

Interessante destacar que o intercambista não terá uma refeição especial, mesmo pagando um valor a mais, ele vai comer o que a família come. Assim, se a família come ovos, bacon e torrada no café da manhã, é o que ele vai ter como opção. É claro que na hipótese de intolerância a algum tipo de comida, ele terá alimentação diferenciada.

Uma dica para quem estiver pensando em fechar o plano completo, com as 3 refeições é que, geralmente, não vale a pena incluir o almoço. Antes de decidir, pense se suas aulas serão de manhã ou à tarde. Se forem de manhã, você vai sair cedo de casa e, provavelmente, vai passar o dia todo na rua. Não compensa se deslocar só para almoçar na host family.

  • Praticar mais o idioma

Quem ficar hospedado em residência estudantil vai conviver com pessoas cuja língua materna não é o inglês. Já, o intercambista que se hospedar na casa de família vai conviver com nativos e terá mais chance de praticar o idioma.

Mas é impossível praticar o inglês morando em uma residência estudantil? Claro que não, porém o estudante terá que ter mais disciplina, pois ficará constantemente tentado a falar o próprio idioma.

Antes de escolher a host family como acomodação é preciso alinhar bem as expectativas, pois cada família é diferente. Às vezes você vai ser designado para uma família mais reservada, enquanto seu colega de classe está hospedado em uma casa de família super animada, que adora fazer programas com ele.

Leia também:
Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda
O que levar na mala de viagem do intercâmbio? 7 itens essenciais!

Agora você já tem informações suficientes para decidir se ficar em host family durante o intercâmbio combina com você ou não! Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e não esqueça de seguir nosso Instagram!

Conta com a gente para te ajudar com o planejamento dessa experiência maravilhosa!

Até mais!

Sinara Guimarães

Sinara Guimarães

Leave a Replay

Cadastre-se para receber Novidades