Fazer intercâmbio é uma das melhores experiências que você vai ter, acredite! Para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda e “viver tudo que há pra viver” (como já dizia Lulu Santos), vamos te dar algumas dicas essenciais e não tão óbvias!

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que cada pessoa vive uma experiência e não adianta você ir fazer seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda e esperar/desejar viver as mesmas coisas que seu irmão/amigo/parente viveu. A sua experiência será única e aproveitá-la da melhor forma depende quase que 100% de você!

Vamos às dicas?

Dicas para aproveitar o intercâmbio de 1 mês na Irlanda

1)Pesquise tudo que você puder sobre o país antes de ir

O jeito de viver do brasileiro é bem diferente do irlandês. Saber sobre a cultura, os costumes, história da Irlanda é extremamente importante, principalmente se você nunca saiu do Brasil.

É interessante, também, saber quais lugares você pretende visitar. Pois fazer um intercâmbio de 1 mês na Irlanda poderá ser pouco tempo para aproveitar tudo que a experiência tem para oferecer. Assim, ao chegar lá você não vai querer passar horas pesquisando as coisas na internet, você vai querer viver e curtir!

Intercâmbio de 1 mês na Irlanda

2)Não deixe seus dias engessados

Não, essa dica não vai de encontro ao que eu falei acima. Elas são complementares, inclusive. Quando estiver no Brasil pesquise sobre os lugares e programas que quer fazer, mas não saia com um cronograma todo montado e sem possibilidade de alteração.

Por quê? Pois lá você vai conhecer muitas pessoas e poderá ter vontade de mudar seus planos para curtir um tempo com elas. Não deixe de fazer isso só por causa do seu cronograma, uma das coisas mais marcantes do intercâmbio é aproveitar a experiência com estas pessoas.

3)Evite ao máximo conversar em português

Parece óbvia essa dica?! Ela é, mas muita gente vai fazer o intercâmbio de 1 mês na Irlanda e esquece dela. Nos primeiros dias você vai notar que seu cérebro ficará cansado, você ficará mentalmente exausto e está tudo bem, é assim mesmo.

Raciocinar, falar e se expressar em um idioma que você não está acostumado é difícil e vai exigir disciplina, mas lembre-se do seu objetivo, que é aprender/aprimorar o inglês.

4)Faça amizade com os gringos

Uma ótima dica para te ajudar a não falar português é fazer amizade com os gringos. Mesmo que seu grupo seja composto de 3 brasileiros e 2 gringos, por exemplo, isso já será suficiente, pois vocês terão que falar em inglês, que será a língua comum.

Outra vantagem é que você aprenderá coisas diferentes sobre a cultura dos amigos gringos. Para exemplificar, imagina ter um amigo italiano que poderá te ensinar a cozinhar.

5)Conheça pelo menos uma cidade do interior

Minha quinta dica para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda é separe, pelo menos, um final de semana para fazer uma road trip pelo interior do país. Se precisar de ideias dá uma conferida no post “5 VIAGENS SAINDO DE DUBLIN PARA FAZER NO FINAL DE SEMANA”.

É visitando o interior que você vai ter a chance de conhecer mais a cultura irlandesa, sem contar que o país possui lindíssimas paisagens e castelos que merecem ser visitados.

Cork
Cork.

6)Tenha claro qual é seu objetivo e foque nele

É muito comum o intercambista sair do Brasil com a ideia de só estudar e focar o máximo possível nos estudos. Aí ao desembarcar na Irlanda, ele esquece tudo e o que menos faz é estudar.

Não estou falando para você só estudar, a experiência do intercâmbio vai muito além do tempo que você vai passar dentro da sala de aula. O que estou dizendo é: não se esqueça do motivo pelo qual você quis fazer o intercâmbio.

Leia também:
Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?
7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!

7)Alinhe suas expectativas

Uma das dicas mais importantes para seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda! Saiba que se você tem o nível básico e iniciante não vai voltar fluente. Trinta dias em outro país é um tempo muito bom para desenvolver o inglês e ter contato com o idioma, mas não é tempo suficiente para você voltar fluente.

O desenvolvimento depende muito de cada indivíduo, sendo que 1 mês totalmente imerso no idioma pode significar um avanço de 6 meses de curso no Brasil.

8)Vá com a mente aberta

Viaje sem preconceitos. Vá com a mente e o coração abertos para aproveitar da melhor maneira a experiência e aproveite cada momento.

9) Não tenha vergonha

Muitos intercambistas chegam à Irlanda e ficam com vergonha de conversar em inglês, sendo que isso diminui muito o aproveitamento da experiência. Lembre-se que você decidiu fazer o intercâmbio justamente para praticar/aprender o idioma, então não desperdice a oportunidade.

Se julgue menos, você não tem obrigação nenhuma de saber falar inglês certo, pelo contrário você resolveu fazer o intercâmbio para aprender.

10)Dê um gás no inglês antes de ir

Se o seu nível inglês é básico ou intermediário vale a pena dar uma estudada antes de embarcar. Um intercâmbio de 1 mês na Irlanda não é muito tempo, assim o ideal é você já chegar no país com segurança para dialogar com as pessoas.

Intercâmbio de 1 mês na Irlanda

11)Separe um final de semana para curtir a cidade do seu intercâmbio

Por último, na lista de dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda, separe um final de semana para curtir a cidade que você escolheu para morar.

Alguns intercambistas ficam tão deslumbrados com a facilidade que é conhecer outros países e se esquecem de conhecer o lugar onde estão. Aproveite e viva como os locais, nem que seja só por um final de semana.

Leia também:
Intercâmbio na Irlanda: como escolher o melhor curso?
Dicas para o dia do embarque

Qual dica para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda você achou mais legal? Se ainda não tiver escolhido sua escola, entre em contato com nossos consultores, nós podemos te ajudar a realizar esse sonho! Qualquer dúvida deixa seu comentário aí embaixo.

Até mais!