Após tomar uma das melhores decisões da sua vida, que é fazer seu intercâmbio na Irlanda, você vai ter que decidir várias coisas. Por exemplo, terá que escolher a cidade onde vai morar, o tipo de curso que pretende fazer e a escola onde estudará! No post de hoje vamos te ajudar a entender os vários tipos de cursos disponíveis, para então você escolher qual é o melhor para seu perfil!

Antes de qualquer coisa, tenha em mente qual é o seu objetivo com o intercâmbio na Irlanda. Você quer aprender/aprimorar o inglês? Ou você já sabe inglês e deseja fazer uma prova de certificação? Quanto tempo você tem disponível? Você deseja trabalhar e estudar ou só estudar? Qual é a sua idade? Antes de continuar responda essas perguntas.

Vamos à lista com as opções de curso?

Cliffs of Moher
Cliffs of Moher

Tipos de cursos para intercâmbio na Irlanda

  • General English

É a opção mais popular entre os intercambistas. O General English ou GE é um curso de inglês geral, como o próprio nome diz. Dessa forma, o estudante vai aprender gramática, vocabulário, técnicas de escrita e conversação. É um curso bem completo e ideal para quem tem mais de 18 anos e deseja aprender ou aprimorar o inglês.

Outra vantagem do GE é que ele não exige um nível mínimo de inglês, ou seja, qualquer pessoa do iniciante ao avançado, pode se matricular nele. Antes de começar o curso, o intercambista vai fazer um teste de nivelamento, para descobrir qual é seu nível de inglês e ser colocado na turma mais adequada (iniciante, básico, intermediário ou avançado).

A duração mínima do curso é de 3 meses, sendo que a máxima é de 8 meses. É possível renovar o curso por mais 2 períodos de 8 meses cada. Tendo em vista o tempo de duração do curso, o aluno precisará se aplicar para o visto de estudante.

Intercâmbio na Irlanda - sala de aula

Se você deseja fazer o intercâmbio na Irlanda de estudo + trabalho, o general english é o ideal!

  • Cursos de curta duração

Os cursos de curta duração são muito parecidos com o general english, sendo que a principal diferença é o fato de durarem menos tempo e não exigirem aplicação para o visto de estudante.

A lei irlandesa permite que os estudantes brasileiros que queiram estudar por um período máximo de 90 dias entrem no país usando o visto de turista. Não é possível trabalhar, apenas passear e estudar.

Para evitar qualquer problema na imigração, é aconselhável levar uma carta da escola mostrando que está matriculado no curso, passagem aérea de volta (ou saindo da Irlanda para outro país), seguro saúde, passaporte com validade mínima de 6 meses (a partir da data da volta), comprovante de hospedagem e comprovante que possui meios para se manter no país durante o tempo do curso.

Eles são ideais para quem deseja fazer um curso de idiomas durante as férias do trabalho, por exemplo. Assim, se você tem disponível de 2 semanas a 3 meses e deseja aprender ou aprimorar seu inglês, os cursos de curta duração podem ser uma boa escolha para fazer seu intercâmbio na Irlanda. 

Quadro negro

Assim como no GE, está disponível para todos os níveis de inglês e o aluno precisará fazer um teste de nivelamento antes de iniciar o curso.

  • Cursos preparatórios

A grande maioria das pessoas que deseja fazer intercâmbio na Irlanda acha que, necessariamente, é preciso ir estudar um idioma. Mas, isso não é verdade, você poderá ir para se preparar para fazer uma prova de certificação como Cambridge ou IELTS.

Dessa forma, os cursos preparatórios são voltados para pessoas que já sabem o idioma e desejam fazer uma prova de certificação da proficiência. Por isso, é preciso ter nível intermediário ou avançado para se matricular neles.

Na Irlanda, as provas mais comuns são de Cambridge (FCE – First Cambridge English ou CAE – Cambridge English Advanced), TIE e IELTS (International English Language Testing System). Se você deseja ser professor de inglês no Brasil ou ingressar em alguma universidade da Europa, vai precisar ter alguma destas certificações de proficiência.

Em resumo, não é indicado para quem deseja aprender ou aprimorar o idioma, mas sim para quem vai fazer alguma das provas. O curso possui datas específicas de início, exige idade mínima de 18 anos e pode ser feito usando o visto de turista.

  • Business english

O curso de inglês para negócios é voltado para pessoas que desejam fazer um intercâmbio na Irlanda para aprender um inglês mais voltado para o meio corporativo. No curso, o estudante não vai aprender o idioma, ele vai aprimorar as habilidades e o vocabulário de acordo com a linguagem formal e de negócios.

Estudantes na sala de aula

Para se matricular é preciso ter, no mínimo, 18 anos e nível avançado de inglês.

É um curso ideal para quem quer viajar nas férias e, ao mesmo tempo, dar uma turbinada no currículo. Com certeza, ter um certificado desses vai te fazer passar na frente de muito concorrente ou impressionar o chefe.

  • Programa Teen

É bem parecido com o curso de inglês geral (GE), porém é voltado para pessoas menores de 18 anos. Nele o adolescente vai aprender vocabulário, gramática, conversação e habilidades de escrita.

Além das aulas normais, é comum ter vários programas fora da escola, como idas ao cinema, piqueniques, viagens organizadas pela escola. Dessa forma, os alunos poderão vivenciar situações e colocar em prática o que foi aprendido dentro da sala.

O programa teen está disponível durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, que são os meses do verão europeu. Para se matricular, é preciso ter, no mínimo nível pré intermediário de inglês.

Intercâmbio na Irlanda - programa teen
Aulas dentro e fora da sala de aula

Conclusão

Esses são os principais tipos de curso de idiomas para intercâmbio na Irlanda. Você viu que alguns são mais específicos e outros mais gerais, por isso é importantíssimo saber qual seu objetivo com o intercâmbio.

E aí, conseguiu decidir qual curso para intercâmbio na Irlanda tem mais a sua cara? Na dúvida, deixa um comentário ali embaixo que a gente te ajuda a decidir qual deles é o melhor de acordo com seus objetivos!