Muitos intercâmbistas nos pedem dicas de como estudar inglês em casa antes de vir para o intercâmbio, já que você comprou o seu pacote e está só esperando o dia de embarcar, não tem motivos para investir em uma escola de inglês no Brasil, porém uma ótima ideia é aproveitar seu tempo livre da melhor forma possível, e eu sempre recomendo a música!

E funciona mesmo! Eu juro! Existem provas científicas de que a música pode ajudar aqueles que querem aprender uma segunda língua a adquirir regras gramaticais, vocabulário e até a soletrar, tá duvidando?

Linguagem cotidiana e coloquial. Quase todas as músicas têm muitos vocabulários, frases e expressões úteis. Como o público-alvo são os nativos, as músicas utilizam uma linguagem e coloquial e atualizada. Essa linguagem casual é perfeita para ser usada no cotidiano.

Familiarize-se com o som do idioma inglês. Ouvir canções também permitirá que você se concentre em pronúncia e entendimento do ritmo, tom e passo do novo idioma.

Vai grudar na sua cabeça. Muitas das palavras e padrões sonoros nas canções são repetitivos, o que os torna mais fáceis de ficarem na sua cabeça. A música tem uma habilidade fantástica de simplesmente grudar nas nossas mentes. O ritmo e as letras às vezes até se infiltram nos nossos pensamentos e tudo isso lhe ajudará a aprender, já que você poderá facilmente memorizar o vocabulário e as frases. Na verdade, depois de um curto período de tempo, será muito difícil esquecer as letras das canções.

As canções são emocionais. Nossa relação com a música é profunda, poderosa e muito recompensadora. É como uma chave que destrava nossas emoções e influencia nosso humor. Quando algo é tão emocional, fica ainda mais fácil de ser lembrado.

A música é um hábito fácil. Um dos motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade de aprender um idioma é não ter um tempo extra durante o dia para se dedicarem aos estudos. Mas quando você está aprendendo inglês através da música, você não precisa separar tanto tempo para isso, já que você pode levar a música para onde você for. Você pode ouvir canções em inglês no carro, na cozinha e no banho.

Mas para que todo esse processo dê certo é necessário que você escolha as músicas certas para você! Tente fugir de músicas que façam uso de uma linguagem difícil que não é comumente usadas, que não são muito populares (nada contra os artistas menos famosos, mas se o objetivo é se conectar com nativos, talvez seja mais eficiente aprender com as canções que usam uma linguagem mais comum), rápidas demais (com as quais são difíceis aprender), que não têm letras disponíveis online. Vou deixar algumas dicas que com certeza serão muito úteis para quem quer começar esse projeto!

Vá ao lugar certo

Você pode procurar em sites de compartilhamento como YouTube e Vimeo. Eles têm grandes catálogos de clipes de música e alguns até são legendados com a letra em inglês.

Spotify, que é um serviço de assinatura, é fantástico porque tem uma grande seleção que você pode levar para onde quiser. Ele também é útil para saber o que é popular no momento

As músicas certas

Escolha músicas que você ama. Não há porque aprender inglês através de músicas que você não gosta. Isso com certeza será entediante.

Encontre músicas com  uma linguagem que não é fácil demais nem difícil demais, que seja comumente usada.

Fique atento com a pronúncia dos cantores, já que nem sempre eles pronunciam as palavras de maneira clara.

As que contam histórias são as melhores, já que são boas para serem visualizadas e entendidas. Se você for um iniciante, vale até ouvir canções de criança ou da Disney.

Comece com músicas pop e depois varie. Essas músicas mais famosas tendem a falar sobre romance, o que é bom, já que utilizam vocabulários repetitivos. Quando estiver pronto para variar de estilo, você pode experimentar gêneros diferentes.

Utilize a técnica “scaffolding”

Não seria ótimo se você pudesse aprender inglês só ouvindo músicas? Na prática, você teria que passar algum tempo digerindo as letras e seus significados para entendê-las completamente. É exatamente isso que os professores chamam de “scaffolding” – ou seja, andaime (o que sustenta algo que está sendo construindo, como as rodinhas de uma bicicleta). Em vez de tentar descobrir as letras sozinho busque lugares que já te darão tudo junto.

Lyrics.com e Smartlyrics.com oferecem um grande catálogo de letras que você pode usar

Music English é uma coleção de clipes musicais no YouTube com legendas

Estude as letras e o vocabulário

Além entender o conteúdo, é muito importante revisar o vocabulário com frequência. Divida a canção em partes, palavra por palavra, e tente memorizar cada palavra para que se torne parte do seu vocabulário.

Cante junto!

Você não precisa ser o melhor vocalista do mundo, só precisa praticar!

Tente cantar sem ler a letra

Depois de um certo tempo, você começará a memorizar a canção. A partir daí, você estará pronto para o próximo passo – tentar cantar sem ler as letras. E a partir dai você irá incluir as palavras nas suas conversas cotidianas com muito mais facilidade.

Revise!

Você não precisa decorar uma canção completamente antes de passar para a próxima. Na verdade, depois que você se sentir confortável com uma canção, você já pode ir para a próxima. Mas depois de um certo tempo, é bom voltar a canção anterior. Isso se chama “repetição espaçada”, e já foi provado que esse método é muito mais eficaz do que tentar decorar tudo de uma só vez.

Não é difícil e vai te ajudar bastante! Use seu tempo livre para aprender algo novo, é gratificante! Vou deixar esse link maravilhoso com algumas músicas com videos e letras, você vai amar!